Relacionamento

Conheça as vantagens e desvantagens da vida de casado e veja se já está na hora de casar

Por Redação Doutíssima 27/11/2014

Passar um tempo sozinho, curtindo aquilo que gosta de fazer, é um ótimo programa. Mas, depois de um certo tempo, a carência pode surgir e junto com ela vem a vontade de dividir seu dia a dia ao lado de alguém que você ama. Ao mesmo tempo que traz muitas vantagens, a vida de casado também tem seu lado ruim. Separamos alguns desses aspectos para você analisar se já está pronto para ter uma vida a dois.

 

vida-de-casado

A vida de casado tem suas vantagens e desvantagens. Foto: iStock, Getty Images

Diferenças entre a vida de casado e de solteiro

De um modo geral, podemos dizer que a principal vantagem da vida de casado é a segurança, saber que sempre terá alguém do seu lado para dar força nos momentos difíceis. E uma desvantagem poderia ser a falta de liberdade e algumas restrições que o relacionamento impõe. Todos esses aspectos devem ser levados em consideração antes de você decidir unir as escovas de dente. Veja abaixo o que mais muda.

 

Confira o que mais muda na vida de casado

Festas

Nem sempre estamos cercados de amigos e, nessas horas, a vida de casado traz a vantagem de termos alguém do nosso lado para sair e se divertir. Seja em baladas ou em eventos relacionados ao trabalho. Nada melhor do que ter alguém para conversar em um canto, caso o evento estiver chato ou se você é praticamente obrigado a ir.

Pelo menos, você terá a certeza que não vai voltar para casa sozinho. Por outro lado, ir para balada solteiro é algo imprevisível, ou seja, a noite pode surpreender, muitas vezes de uma forma positiva. Pode ser que você conheça novas pessoas, novos amigos e, quem sabe, novos amores. Além de que, se estiver com os amigos, poderá ter muitas histórias para contar no dia seguinte.

 

Economia

É comum gastar mais enquanto se está solteiro. Na vida de casado, tudo passa a ser divido pelo casal e as contas se tornam mais leves. Além de que é natural que ambos passem a ficar mais tempo em casa, assistindo a um filme, por exemplo, ao invés de jantar fora ou ir a festas.

 

Companheirismo

Seja para dormir de conchinha ou para ter um ombro amigo nos momentos ruins, na vida de casado você sempre terá alguém por perto para dividir os problemas. A pessoa amada também poderá lhe ajudar a realizar seus sonhos, fazer planos juntos, ter boas histórias para lembrar juntos, etc.

 

Hábitos em casa

Enquanto na vida de solteiro você tem mais liberdades. Como casado, será preciso seguir algumas regras de limpeza e organização. Como solteiro, você pode lavar a louça outro dia, convidar os amigos para uma festa, deixar a cama desarrumada ou simplesmente não guardar suas coisas no lugar.

Dividindo a casa com alguém, esses hábitos podem incomodar a outra pessoa. Se você não gostava de quando a sua mãe mandava fazer o serviço e organizar a bagunça, isso pode ser um problema, principalmente no início do relacionamento.

 

Amizades

Ter amigos do sexo oposto pode ser um pouco mais complicado quando se está em um relacionamento, pois solteiro você não deve satisfações sobre quem você conversa ou deixa de conversar. Tudo depende do nível de ciúmes de cada um, mas, mesmo com muita confiança um no outro, a situação pode ficar abalada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!