Relacionamento

6 dicas para encarar a separação em alto nível

Por Redação Doutíssima 30/11/2014

O seu relacionamento não teve jeito e o melhor foi colocar um ponto final? Independente de quem tenha partido a iniciativa para a separação, mesmo que não tenha sido você, a melhor solução certamente não é ficar chorando pelos cantos.

 

A separação como transição

 

Você é única e a sua felicidade e bem-estar não podem estar nas mãos de outras pessoas. Confira algumas dicas para encarar sem traumas este período de transição e dar a volta por cima!

separação

Nada de chorar pelos cantos ou remoer lembranças, reaja! Foto: iStock, Getty Images

Enfrente separação em 6 passos

 

1. Supere a separação

 

O fim de qualquer coisa já pode te deixar saudosista, imagina terminar um relacionamento onde existiam planos, sonhos, talvez tenham filhos, um cachorro…

 

Mas a boa notícia, é que isso tudo passa! Mas você tem que se ajudar. Não viva da sua separação. Seus interesses e pensamentos devem estar voltados a outras coisas.

 

Não é legal entrar naquelas de achar que foi tudo tempo perdido, etc. Afinal, estava com ele por que queria. Então, pense que também houve coisas legais, mas que agora pertencem ao passado.

 

Também não entre na onda da vingança, ou gastando todo a sua energia para buscar meios de arrancar dinheiro na separação. Mas seja justa. Busque seus direitos e tudo que pertence a você e às crianças. Tenha maturidade que a fase passa mais rápido do que imagina.

 

2. Remova lembranças

 

Mesmo que isso seja bem difícil, ficar guardando coisas que remetam a uma viagem feliz, a bons momentos com o ex são péssimas para este momento. Tire da vista todas as fotos, lembrancinhas, presentes…

 

Se tiver filhos, você pode dar às fotos a eles ou guardá-las em uma caixa para quando tiverem idade e quiserem guardar. Sua casa tem que refletir a sua nova fase, que é de mudança, transformação e amor por si mesma.

 

3. Gaste horas cuidando de você

 

Cuidar de si mesma não é só trabalhar a auto-estima, é um carinho na alma também. Então tire tempo para aquele banho demorado, passar os seus cremes, fazer uma massagem nos pés e passar horas escolhendo e provando o que vai vestir.

 

Quanto mais você se amar, mais fácil vai superar a falta de amor vinda de fora… E se gostar é fundamental para fazer outros gostarem de você. Então, invista em você!

 

4. Faça programas de gente solteira

 

Lembra de quando era casada e ouvia alguém contar das festas, viagens, aventuras e você pensava: ah se eu fosse solteira! Pois bem, agora você é e esse é o momento para curtir um pouco a vida.

 

Aproveita sua separação, faça amizade com pessoas solteiras e volta a sentir o doce sabor da liberdade. Se tem filhos, com organização você encontra um jeito de conciliar as duas coisas.

 

5. Não procure alguém para ficar no lugar do seu ex-marido

 

O relacionamento que duas pessoas constroem juntas nunca será reproduzido por outras duas pessoas. Então pare de procurar em outros homens a falta que seu ex te causa.

 

Não é justo você escolher alguém para ser outra pessoa! Esqueça também as comparações e busque viver um relacionamento com o que ele tem de bom para lhe oferecer.

 

6. Planeje o seu futuro

 

Pense em tudo o que ainda sonha em realizar e trace metas para o futuro. Se antes da separação você havia deixado de trabalhar, planeje meios de retomar a sua carreira. Não olhe apenas as dificuldades, mas entenda que elas farão de você uma mulher mais forte.

 

E sonhe muito! Coloque na sua lista de desejos uma bela viagem, o carro que sempre quis, uma mudança de cidade, enfim, tudo que vai mantê-la motivada para realizar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!