Relacionamento

Confira 5 dicas para lidar com uma namorada ciumenta

Por Redação Doutíssima 30/11/2014

Lidar com uma namorada ciumenta é um desafio constante. O ciúme é uma emoção intensa, que quando não é controlada nos estágios iniciais pode causar danos irreversíveis em um relacionamento. Isso porque ele vai desgastando a relação aos poucos, devido à falta de confiança no parceiro – um dos ingredientes fundamentais em qualquer relação.

 

namorada-ciumenta

Paciência é fundamental para lidar com uma namorada ciumenta. Foto: iStock, Getty Images

O que torna a namorada ciumenta

Quando a namorada é ciumenta, muitos homens se perguntam o que estão fazendo para desencadear este sentimento em sua parceira, mas o fato é que ela talvez esteja insegura e isso pode estar causando o ciúme.

Se você acha que a sua parceira tem um interesse e cobrança excessivos pela sua vida, como com quem você se relaciona no trabalho, ou outras coisas do gênero, talvez seja a hora de aprender a lidar com uma namorada ciumenta.

Isso porque é possível mudar este comportamento possessivo e ter uma relação saudável e sem cobranças, basta demonstrar mais segurança sobre os seus sentimentos por ela. Além disso, estas cinco dicas abaixo também ajudarão a lidar melhor com uma namorada ciumenta.

Veja como lidar com uma namorada ciumenta

1. Não se irrite

Pode ser sua reação natural ficar irritado com sua namorada que sente ciúmes toda vez que você sai com seus amigos, mas para ela sua frustração talvez signifique que você está escondendo alguma coisa. Por isso, tenha calma e uma conversa madura sempre que ela tiver um ataque de ciúmes.

Ela apenas precisa de um abraço para tranquilizá-la sobre a sua amizade com alguém. Aproveite este momento para dizer que gosta dela e nada vai mudar isso.

2. Atenda suas ligações

Evitar todas as ligações de uma namorada ciumenta quando você estiver com seus amigos é como adicionar combustível ao fogo. Você não percebe, mas enquanto o telefone toca ela vai estar sozinha em seu quarto surtando, preocupada com o que você está fazendo.

Em vez de evitar a sua chamada, basta pegar o telefone e ter uma conversa rápida. Isto irá acabar com as suas inseguranças e você terá menos problemas para lidar quando encontrá-la na próxima vez. A escolha é sua – uma conversa de dois minutos ou um argumento de duas horas.

3. Não critique sua aparência

Isso é uma coisa que não se se deve dizer para qualquer mulher e muito menos para uma namorada ciumenta, já que as críticas só vão alimentar sua insegurança. E se você fizer um elogio, comparando-a com outras mulheres, ela talvez fique chateada com o fato de que você olhou para outras mulheres. Então, ao invés de dizer “você é mulher mais linda da festa”, apenas fique com o “você é linda”.

4. Não olhe para outras mulheres

Você vai criar um monte de desconfiança se você olhar para outra mulher. Se você estiver com o olhar na mesma direção de uma mulher bonita, ela imediatamente irá pensar “se ele olha outras mulheres quando estou ao lado dele, eu me pergunto o que acontece quando não estou por perto”.

5. Converse com ela sobre o assunto

Uma conversa franca com sua namorada ciumenta ajudará a descobrir a verdadeira fonte de seu ciúme. Talvez ela teve um relacionamento complicado com seu ex, que estava traindo-a. Uma vez que é estabelecida a fonte do ciúme, tente acabar com esse medo de “perder você” em sua mente.

Você tem que fazer o seu melhor para entender seus sentimentos, aceitá-los sem críticas e conversar sobre isso com ela. Quanto melhor a sua comunicação, mais ela vai confiar em você.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!