Relacionamento

Confira 4 dicas para ter sucesso em um namoro à distância

Por Redação Doutíssima 01/12/2014

Na maioria das vezes, o namoro a distância é encarado como uma grande dificuldade pela maioria das pessoas, devido à saudade, à dificuldade de se encontrar e ao ciúme latente. Mas é possível sim fazer esse relacionamento dar certo, desde que ambos estejam dispostos a lutar pela relação. Confira as quatro dicas que Doutíssima preparou pra você e seja feliz com seu amor!

 

namoro-a-distancia

Confiança e comunicação são fundamentais em um namoro à distância. Foto: iStock, Getty Images

Namoro à distância funciona?

Muitas pessoas acreditam que um namoro à distância não funciona, mas um novo estudo publicado no Journal of Communication garante que relacionamentos à longa distância são, em muitos aspectos, mais fortes do que as relações entre os casais que vivem juntos ou perto um do outro.

 

Por isso, se você está mantendo um relacionamento e seu amor está longe de você, não se preocupe, tudo vai ficar bem e vocês ainda irão conseguir compartilhar uma vida juntos. Mas para isso, é preciso manter a chama da paixão sempre acesa e a confiança mais forte do que nunca. Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso em seu namoro à distância.

 

Confira 4 dicas para fazer um namoro à distância funcionar

 

1. Abuse da tecnologia

Já que você não tem o benefício de ter um tempo com a pessoa amada ao seu lado, a comunicação diária é fundamental (uma obrigação!). Pode ser por mensagens de texto, mensagens instantâneas, e-mails, telefonemas ou vídeo. Manter o contato é a coisa mais importante em um relacionamento à longa distância.

 

Existem até aplicativos para smartphones que permitem que casais compartilhem fotos, vídeos, enviem mensagens de voz e muito mais. É claro que nada substitui o contato físico, mas assim você diminuirá um pouco da saudade e fará com que seu amor consiga participar, mesmo que de forma virtual, da sua rotina. Isso é fundamental em um namoro à distância.

 

2. Tenha uma boa comunicação

 

Além de se manter em contato, é preciso ter um diálogo aberto e honesto, sem rodeios ou códigos. É tentador não falar sobre coisas que estão te incomodando para evitar o confronto, especialmente em um namoro à distância, quando você quer apenas desfrutar da companhia um do outro. Mas tenha em mente que todas as conversas servirão para te aproximar do seu amor. Dividir as dúvidas e os problemas é tão importante quanto mostrar os momentos de alegria. Tudo é válido para a construção da intimidade e o elo de confiança.

 

É fácil interpretar mal um e-mail ou um texto e ficar irritado se você sentir que suas necessidades não estão sendo atendidas. Por isso, é preciso trabalhar para manter uma boa comunicação. É melhor discutir um pequeno problema agora do que deixá-lo se transformar em um grande problema mais tarde.

 

3. Tenha confiança em seu parceiro

 

Qualquer relação pode viver momentos de ciúmes e insegurança, independente se as pessoas em questão estão proximos ou não. O ciúmes não esta necessariamente ligado à instabilidade da relação ou a algum problema, crise. Em um namoro à distância, no entanto, o ciúmes pode colocar tudo a perder. A última coisa que você quer fazer é gastar seu tempo analisando as redes sociais do seu amor ou se preocupando com o que ele está fazendo. A confiança é fundamental para qualquer relação. Então confie no seu parceiro e não encha a relação de cobranças infundadas. 

 

4. Faça planos

 

Planejar o futuro é uma excelente forma de ajudar a manter um relacionamento à distância. Podem ser coisas a curto prazo, como a próxima vez que vocês vão se encontrar, uma viagem de férias… Vale tudo!

 

Pense que o fato de estar distante do seu amor é algo passageiro e que logo vocês conseguirão ter uma vida juntos. Esse pensamento ajuda a superar a distância.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!