Sexualidade

Conheça os benefícios do sexo na terceira idade

Por Redação Doutíssima 02/12/2014

Não há limite de idade para a atividade sexual. Assim como nas demais pessoas, o sexo na terceira idade proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica. E nessa faixa etária, principalmente, eles são bem-vindos.

 

sexo-na-terceira-idade

Há muitas vantagens em praticar relações sexuais na terceira idade. Foto: iStock, Getty Images

Embora seja natural que pessoas com mais de 70 anos não tenham a mesma vitalidade de outras com décadas a menos, mas em alguns aspectos o sexo na terceira idade é capaz de ser ainda melhor. Uma pessoa com mais idade já sabe o que funciona melhor em sua vida sexual e possui muito mais autoconfiança e autoconhecimento, sentimentos que se adquire com a experiência.

 

O que acontece é que algumas pessoas mais velhas sentem-se intimidadas em manter uma vida sexual ativa. Se esse é o seu caso, desencane. Fazer sexo é ótimo para a sua saúde física e mental – se você tem receio, cogite procurar uma ajuda profissional.

 

Problemas que podem afetar o sexo na terceira idade

A impotência é um problema comum entre os idosos. A capacidade de atingir e manter uma ereção diminui com o passar dos anos, mas esta condição pode ser remediada através de tratamento médico. Fadiga, doença crônica, e estresse também são fatores que contribuem para que os idosos não consigam desfrutar dos benefícios do sexo com seus parceiros.

 

Nas mulheres, uma das principais barreiras é a menopausa e o declínio dos níveis de estrogênio. Isto resulta em uma menor lubrificação vaginal, o que torna as relações sexuais dolorosas. A redução dos níveis de estrogênio também afeta a libido da mulher.

 

Estes problemas são solucionados com preliminares mais longas durante a relação sexual, para promover uma melhor lubrificação natural, ou com a ajuda de lubrificantes à base de água. Ter relações sexuais regularmente irá alongar os músculos vaginais tensos e promover a lubrificação vaginal natural.

 

Benefícios do sexo na terceira idade

 

Alivia o estresse

Muitas pessoas com mais de 60 anos sofrem com o estresse. E por isso, este talvez seja um grande benefício do sexo na terceira idade, já que ele pode baixar a pressão arterial e aliviar o estresse.

 

Fortalece a imunidade

Com o passar dos anos, o nosso corpo pode se tornar mais suscetível a doenças, mas ter uma boa saúde sexual também melhora a nossa saúde física. O sexo na terceira idade, duas a três vezes por semana, aumenta os níveis de um anticorpo chamado imunoglobulina A, que ajuda a proteger com resfriados e outras infecções.

 

Fortalece os músculos do assoalho pélvico

Para as mulheres, os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico durante o sexo ajudam a combater a incontinência urinária.

 

Ajuda a dormir melhor

A oxitocina liberada durante o orgasmo também promove o sono. Dormir o suficiente tem sido associado a outros benefícios, como a manutenção de um peso e pressão arterial saudável.

 

Diminui a dor

Praticar sexo na terceira idade ajuda a diminuir dores de cabeça, artrite e outras dores. Isso porque a atividade aumenta a liberação de endorfinas no corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!