Clínica Geral

Como controlar a ansiedade: 5 dicas para evitar o sofrimento

Por Redação Doutíssima 03/12/2014

Por diferentes motivos, em algum momento da vida todo mundo experimenta as sensações desagradáveis que a ansiedade provoca. Pode ser por uma situação familiar, problemas no trabalho, uma apresentação importante, um teste, vestibular, um relacionamento amoroso… Muitas coisas podem nos deixar ansiosas. Mas, como controlar a ansiedade?

 

Saiba como controlar a ansiedade e viva melhor

 

É importante, primeiro, conhecer os sinais. Em muitos casos os sintomas sentidos são suor nas mãos, respiração difícil, tensão muscular, distúrbios do sono, fala atrapalhada, sensação de nó no estômago, irritação, entre outros.

como-controlar-a-ansiedade

A chave é aceitar que não pode mudar os outros, somente a si. Foto:iStock, Getty Images

Como controlar a ansiedade em 5 dicas

 

 Confira algumas dicas e mudanças de comportamento e decrete já a mudança na sua vida!

 

1. Tempo para relaxar

 

Mesmo que a rotina seja um turbilhão, em algum momento você deve tirar uns minutos para você, só para relaxar. É um tempo dedicado a cuidar de si e isso não é se dar ao luxo, é uma necessidade.

 

Este tempo é para você fazer o que gosta, pode ser ler um livro, ouvir uma música, tomar um banho quente, ver TV, conversar com algum amigo, fazer uma massagem ou mesmo um tempo para não fazer nada, pensar na vida. Valorize o seu “eu” e saberá como controlar a ansiedade e voltar revigorada para suas tarefas.

 

2. Identifique o problema

 

Avalie sua conduta e hábitos sem julgamentos, a fim de encontrar a resposta para o seu estresse e ansiedade. Geralmente você sabe o que é, mas não quer pensar nisto para não ter que resolver. Não se culpe, apenas avalie onde está o problema e o que é possível fazer para combatê-lo.

 

3. Aceite o incontrolável

 

Para não sofrer por tudo ou antes da hora, entenda que na vida há muitas coisas que você não poderá controlar. As situações, especialmente as que envolvem o comportamento e as ações de outras pessoas, não estão na nossa alçada e não há o que fazer. Não é possível controlar as pessoas e obrigá-las a agir somente como que você espera.

 

Não há como controlar a ansiedade se você não escolher mudar a forma de reagir aos problemas. Outro exemplo, não pode evitar o trânsito? Não deixe que ele seja um martírio na sua vida pelo tempo desperdiçado.

 

Utilize este tempo para pensar na vida, nos seus projetos, ouvir suas músicas favoritas, estudar um novo idioma escutando os exercícios… A forma como resolvemos encarar o problema é a chave para a solução.

 

4. Aceite contar com os outros

 

A vida em sociedade é muito mais feliz quando podemos contar com amigos na vida pessoal e bons colegas e amigos no ambiente profissional. Cerque-se de pessoas de bem com a vida e aceite a ajuda deles para driblar os problemas.

 

Não tem como terminar uma tarefa sozinha? Peça ajuda aos colegas e divida o trabalho. Quer fazer uma super festa mas está organizando tudo sozinha? Chame os amigos e delegue as obrigações. Vai ser muito mais prazeroso ver todo mundo empenhado. Como controlar a ansiedade?  Não se sobrecarregando, assim você terá tempo para relaxar!

 

5. Crie bons hábitos

Hábitos saudáveis sempre são boa opção para quando pensar em como controlar a ansiedade. Exercícios físicos e alimentação balanceada irão te deixar em dia com o visual e com muito mais disposição para encarar a vida.

 

Ter uma boa rotina de sono também é fundamental para a saúde. Mantenha-se positiva, leia frases e textos interessantes e motivadores, olhe algumas imagens inspiradoras… Crie meios de estar feliz com a sua rotina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!