Relacionamento

É amor ou paixão? Saiba diferenciar os dois e entenda o que está sentindo

Por Redação Doutíssima 03/12/2014

Você está em um relacionamento há algum tempo e alguém de repente pergunta: você realmente está amando? A resposta parece ser óbvia, mas nem sempre sabemos ao certo se é amor ou paixão. Veja as diferenças abaixo e saiba o que está sentindo.

 

amor-ou-paixão

A diferença entre amor e paixão é sutil, mas significativa. Foto: iStock, Getty Images

Como saber se é amor ou paixão

No começo no namoro, a paixão existe em todos os casais, obviamente. Você se sente atraída por todos os detalhes na outra pessoa. Porém, para saber se é amor ou paixão, comece a reparar no que realmente a atrai no outro.

 

Se for apenas aspectos físicos, isso é uma paixonite aguda, que em breve irá se extinguir. Se for amor de verdade, você vai reparar também em outros aspectos do par, como seu caráter, pois o verdadeiro amor não vê somente um rosto.

 

Para descobrir se é amor ou paixão, precisamos de um certo tempo. Muitas vezes, os casais afirmam que foi “amor à primeira vista“, mas o verdadeiro amor demora para se revelar. É algo que precisa ser amadurecido pelo casal para que ambos conheçam melhor um ao outro.

 

Claro que a paixão é importante em qualquer estágio do relacionamento, mas se não tiver amor, ela acaba tornando a relação estressante ou monótona. A paixão é capaz de transtornar sua vida, mudar sua rotina e fazer você cometer alguns atos impensados (o que pode até ser perigoso). Mas quando está aliada ao amor, ela se torna saudável e mantém o fogo do casal.

 

Conheça-te

Outra forma de saber se é amor ou paixão é desenvolvendo o seu autoconhecimento. Ambos sentimentos afetam nossa personalidade, positiva ou negativamente. No primeiro, a pessoa aprende com as boas características do outro e acaba mudando algumas más atitudes que tinha. Já na paixão, ela não quer ver os defeitos do outro, apenas o vemos da forma que queremos que ele seja, e isso acaba nos tirando da realidade.

 

No relacionamento com as demais pessoas também é fácil perceber essa diferença. Quando é paixão, a pessoa esquece dos amigos e dos familiares, pois só consegue se focar no namoro. Mas o verdadeiro amor não é egoísta. O verdadeiro amor acrescenta coisas à sua vida, ao invés de subtrair. Há equilíbrio nesse tipo de relação.

 

Se você não consegue notar essas mudanças no sei jeito de ser (outro fator que pode representar paixão), escute as pessoas que estão ao seu redor. Peça conselhos aos amigos, irmãos, familiares, enfim, a quem você sabe que realmente ama você incondicionalmente. Como estão vendo a situação “de fora”, sem estarem envolvidos, têm mais clareza do que está se passando na nossa vida.

 

Distância ajuda a descobrir se é amor ou paixão

A distância é outra prova de fogo para saber se é amor ou paixão. Se depois de um tempo afastados você percebe que a relação esfriou e outras pessoas acabaram atraindo a sua atenção, isso é paixão. Quando for amor de verdade, a relação continuará firme e forte, não importa quanto tempo ficarem separados. Inclusive ele tende a aumentar com o distanciamento dos dois. Você percebe que a pessoa realmente faz falta na sua vida e que quer ficar ao lado dela.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!