Sexualidade

Tesão acabou? Veja como renovar a sua vida sexual

Por Redação Doutíssima 03/12/2014

No início do namoro, é comum os beijos serem mais longos e os momentos de prazer mais frequentes. Com o tempo, porém, essa paixão vai diminuindo, por diversos fatores. Se o tesão acabou no seu relacionamento, você pode e deve buscar alternativas para renovar a sua vida sexual, reacendendo a chama do casal.

 

tesão-acabou

Inovar na cama é necessário para evitar que o tesão acabe. Foto: iStock, Getty Images

Se o sexo é o termômetro do amor, então quando o tesão acabou e você precisa pensar em outra pessoa durante o ato, isso significa que algo muito errado está acontecendo. E essa é uma situação em que até mesmo os casais que se dizem felizes podem se encontrar. Sempre há esse declínio conforme a segurança e a familiaridade aumentam.

 

São vários os sinais que o par deixa transparecer quando o tesão acabou e é importante identificá-los para que eles sejam corrigidos. A desculpa da dor de cabeça, a falta de cuidado com a aparência, reclamações sobre todas as suas atitudes e uma vontade constante de dormir podem ser apontados como alguns deles.

 

Por que o tesão acabou?

Em primeiro lugar, o mais importante é dialogar para assim descobrir por que o tesão acabou. A causa do problema pode estar ligado a diversos fatores físicos e psicológicos, como ansiedade, a rotina, o estresse e a falta de admiração pelo par.

 

Outro dos principais inimigos do desejo é o desequilíbrio hormonal, principalmente quando a pessoa está se aproximando dos 50 anos, com a chegada da menopausa nas mulheres e com a queda na produção de testosterona nos homens. Esse diagnóstico, no entanto, também pode ser confundido com problemas psicológicos.

 

Nos homens, isso geralmente acontece por motivos psicológicos. A perda do apetite sexual pode ter origem quando ele está deprimido, estressado ou por estar tomando alguma medicação. É importante ficar atento também à possibilidade da falta de libido estar ligada a problemas na próstata.

 

Nas mulheres, as causas são parecidas, mas durante o período pós parto e de amamentação é comum a vontade de transar diminuir significativamente. Outros motivos muito frequentes nelas são a baixa autoestima e a dificuldade em explorar a sua sexualidade. Mulheres muito reprimidas e tímidas costumam apresentar esses motivos e afirmam sentir dor durante o ato sexual.

 

O que fazer quando o tesão acabou

A rotina é uma dos piores inimigos do prazer, tanto para homens quanto para mulheres. Por isso, é importante por a imaginação em prática para solucionar esse problema. Planejar um final de semana diferente, mudar os horários em que vocês costumam fazer sexo e tentar uma posição diferente podem ajudar.

 

Outra dica é desacelerar o ritmo. Encontre um tempo para ficar junto com o par e dar mais carinho a ele, pois ninguém gosta de uma pessoa que vai “direto ao ponto”. Se for preciso, abra mão de algum compromisso.

 

Se os filhos são o problema e requerem muita atenção, peça ajuda aos familiares. Deixe as crianças na casa da mãe, pai, irmã ou amiga nem que seja por uma noite. Você não precisa viajar para longe, mas só o fato de ter a casa vazia vai reacender a chama de vocês.

 

Muitas vezes, a intimidade de um casal é tanta que ambos acabam virando mais amigos do que namorado. Se esse é o caso, comece a pensar e falar mais sobre sexo com o par. Vejam filmes picantes juntos, leiam livros ou simplesmente relembrem as transas incríveis que tiveram. E pratiquem bastante, claro.

 

Se nada disso adiantar, é recomendado procurar um médico especialista no assunto. Ele pode ajudar a identificar por que o tesão acabou e apontar as melhores soluções para isso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!