Dieta

Entenda como funcionam os suplementos para emagrecer

Por Redação Doutíssima 04/12/2014

Quando o assunto é emagrecer, há quem não meça esforço algum para perder aqueles quilinhos indesejados. Sem falar naquelas pessoas que testam todas as dietas malucas possíveis, e que tomam qualquer tipo de suplementos para emagrecer.

 

É verdade que suplementos ajudam na redução de peso, mas, para que isso aconteça, é preciso saber qual a deficiência nutricional que envolve o ganho de peso, melhorar os hábitos alimentares e definir uma rotina de exercícios físicos. Caso contrário, é dinheiro jogado fora e saúde colocada em risco.

 

suplementos-para-emagracer

Esse conhecimento garante saúde e boa forma. Foto:iStock, Getty Images

 

Existem inúmeros suplementos para emagrecer atualmente no mercado. Só entre os mais conhecidos estão a quitosana, o óleo de coco, de cártamo e de linhaça, os chás branco, vermelho e preto, além de inúmeros shakes, picolinato de cromo e termogênicos.

 

Se você quiser, todos são possíveis de se encontrar em cápsulas. A indústria não perde tempo, afinal mais de 40% dos brasileiros estão acima do peso e 10% enfrentam a obesidade mórbida. Por isso, quando você pensar em usar qualquer um desses suplementos para emagrecer, reflita antes sobre os seus hábitos alimentares. Veja quais os nutrientes você está ingerindo em cada refeição.

 

Uso de suplementos para emagrecer

 

Outra coisa: não adianta só pagar a academia, você deve frequentá-la regularmente, além de ter um plano de exercícios adequado às suas necessidades. Caso contrário, nenhum suplemento fará efeito sobre o seu corpo, podendo, inclusive, fazer com que você ganhe peso.

 

Os suplementos para emagrecer funcionam no organismo de quem tem disciplina! Isso mesmo. É preciso aliar uma dieta hipocalórica, ou seja, com pouco gordura e carboidrato, com treino focado no gasto energético.

 

Assim, seu metabolismo conseguirá processar todas as informações dos suplementos e você obterá perda de peso, ganho de massa magra e definição da musculatura.

 

Veja alguns suplementos para emagrecer

 

O ideal antes de você sair comprando suplementos para emagrecer é buscar o auxílio de um profissional. Ele poderá lhe indicar o mais adequado para os seus propósitos e o que combina melhor com o seu estilo de vida.

 

1. L-Carnitina

 

Essa substância transporta a gordura para as mitocôndrias, transformando aquela barriguinha em energia. A L-Carnitina é uma substância capaz de ser produzida pelo nosso organismo, mas também pode ser obtida junto com a alimentação.

 

A carne de carneiro, assim como os derivados do leite e alguns vegetais, são fontes importantes. A ingestão desta substância é indicada para vegetarianos.

 

2. Whey Protein


Famoso por ser a proteína da malhação, o Whey Protein pode auxiliar na redução de peso, desde que a pessoa faça exercício físico todos os dias. Duas doses diárias, uma antes e outra depois do treino, são o suficiente.

 

3. Cafeína


A dose diária de cafeína para uma pessoa varia entre 3 gramas e 6 gramas por quilo. Este suplemento ajuda na quebra da molécula de gordura e também no rendimento dos exercícios. Fique atenta à super dosagem, pois a cafeína também aumenta o ritmo cardíaco, podendo causar problemas no coração.

 

4. Goji Berry


Essa frutinha chegou há pouco no Brasil, mas faz parte da cultura asiática há milhares de anos. Rica em vitaminas, aminoácidos, minerais, polissacarídeos, antioxidantes e ácidos graxos insaturados, a Goji Berry contribui de várias formas para o organismo, inclusive para o emagrecimento.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!