Estética

Conhece a carboxiterapia? Veja como funciona essa prática

Por Redação Doutíssima 05/12/2014

Buscando uma ajudinha para acabar com aquela gordurinha indelicada na barriga? Que tal a carboxiterapia? O nome pode parecer estranho, mas esta técnica ajuda, e muito, na redução de medidas. Também é usada para combater a celulite, estrias, gordura localizada, calvície e até olheiras. Diferentemente do que muitos pensam, não serve para a flacidez.

 

A carboxiterapia nada mais é do que a aplicação de gás carbônico em diversas camadas da pele. Para isso, são usadas pequenas agulhas e um aparelho que regula a vazão do gás.

 

carboxterapia

Tratamento estético promete reduzir medidas. Foto: iStock, Getty Images

Reação à carboxiterapia

Desconforto e coceira são comuns, mas a pele volta ao normal 15 minutos após a aplicação – por ser natural do metabolismo, liberado após o oxigênio, o gás carbônico não representa risco para o organismo.

 

Também é possível que surjam pequenos hematomas na pele, que devem desaparecer em poucos dias. Já a profundidade da aplicação, varia de acordo com a necessidade da paciente e também para qual finalidade a técnica está sendo usada.

 

Poucas semanas após as primeiras sessões de carboxiterapia, já é possível ver os efeitos positivos da técnica. Mas, novamente, cada caso é específico. O resultado também vai depender do biotipo da pessoa.

 

Para o caso da gordura localizada, são indicadas, no mínimo, cinco sessões. Já para as estrias, o ideal é aplicar o gás carbônico em dias alternados. Mas a quantidade e periodicidade das sessões vão ficar a cargo do profissional, que pode ser um médico, biomédico ou esteticista devidamente habilitado.

 

Tire algumas dúvidas sobre a carboxiterapia

 

1. Como funciona cada sessão?

 

Por não se tratar de um procedimento cirúrgico, a carboxiterapia pode ser feita em clínicas e ambulatórios. A técnica não envolve anestesia nem qualquer tipo de sedação, e cada sessão dura em torno de 30 minutos.

 

Na sala de aplicação, devidamente esterilizada, o profissional aplicará o gás carbônico através da perfuração da pele com o auxílio de uma agulha bem fina. Hematomas na área são comuns, mas com diâmetro reduzido e com pouca duração.

 

2. Quanto custa o tratamento?

 

Como todo tratamento estético, a carboxiterapia não custa pouco. Na verdade, mesmo já não sendo novidade no mercado, a técnica tem um preço um tanto quanto salgado.

 

Em média, cada sessão custa em torno de R$ 150 e pode chegar aos R$ 300 dependendo da região do País. O ideal é sempre contratar um pacote com um número de sessões pré-estabelecidas, assim fica mais fácil de reduzir o custo.

 

3. O que preciso fazer antes das sessões?

 

Nada! É um tratamento que não exige qualquer tipo de cuidado especial. É claro que se você quiser ter resultados mais efetivos, como no caso da redução de medidas, é aconselhável manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos três vezes por semana.

 

4. Há contraindicação?

 

A carboxiterapia só é contraindicada em casos bem específicos como em doenças pulmonar e cardíaca, infecção, obesidade, gestação, alergias de pele, acne, herpes na região de aplicação do gás, urticária, epilepsia, urticária, distúrbios psiquiátricos. Se você está fora do grupo de risco esta pode ser uma aliada e tanto para verão!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!