Estética

O que é botox capilar? Entenda as vantagens da aplicação

Por Redação Doutíssima 05/12/2014

Você sabe o que é botox capilar?

 

Longe de ser um produto perigoso para os cabelos, o botox capilar é bastante semelhante a uma escova progressiva, porém sem a adição do formol.

 

Devido às restrições para uso de produtos químicos por parte das agências de saúde, esse tratamento é chamado assim porque reconstrói os fios de cabelo, nutrindo-os.

 

Também proporciona o alisamento capilar sem causar danos, porque os componentes são menos prejudiciais que alguns mais comuns utilizados nos salões. Muitas pessoas se mostram confusas sobre o que é botox capilar devido à toxina botulínica, que não está presente no produto.

o-que-é-botox-capilar

Técnica alisa e trata cabelos sem o uso do formol. Foto:iStock, Getty Images

O botox aplicado na face, a fim de esticá-la e promover um aspecto de rejuvenescimento, apenas faz parte da nomenclatura desse tratamento capilar. Em função da fama que tem por parte das atrizes e estrelas do cinema, o botox para os cabelos simplesmente utiliza-se do nome para divulgar o produto, que é bastante eficiente para restaurar os fios e alisá-los.

 

Mais sobre o que é botox capilar

 

É com a distinção entre o que é escova progressiva e o que é botox capilar que se promove o produto que tem formol e o que não tem. O botox para os cabelos funciona através de uma reconstrução por cimentação intercelular (troca de células que fecham os poros capilares), diferentemente da progressiva, que destrói os poros por conter o formaldeído.

 

Também é comum confundir o botox para cabelos com outros tratamentos parecidos, como a cauterização e o realinhamento, que são alternativas aos alisamentos que também não contêm produtos químicos muito fortes.

 

O liso proporcionado por esse produto é feito pelos mesmos ingredientes contidos em outros processos para alisar os cabelos com exceção do formol.

 

Em substituição a esse, diferenciando então o que é botox capilar de outras fórmulas alisadoras, ele utiliza outros produtos, como as nanopartículas de serina (um aminoácido presente nas proteínas de seres vivos) e o ácido acético (encontrado no vinagre), que também são ativos para alisar os fios.

 

Essas propriedades alternativas da serina e do ácido fazem com que o uso da chapinha e do babyliss se tornem mais rápidos e eficientes, além de auxiliar na reposição do cimento intercelular do cabelo por um período de, aproximadamente, três meses.

 

O que é botox capilar: veja os benefícios

 

1. Ingredientes químicos

 

O produto que contém ingredientes químicos agride o cabelo, atingindo a fibra capilar e ressecando-os. Já o botox capilar recupera a umidade natural, ao mesmo tempo em que alisa repondo os 21 aminoácidos presentes na estrutura da queratina.

 

Assim, acontece a revitalização dos cabelos, que ficam lisos, maleáveis e com o cimento capilar renovado.

 

2. Hidratação

 

Entre o produto que é usado na escova progressiva e o que é usado no botox capilar, este último promove maior hidratação aos cabelos, porque nutre os fios com lipídios, ceramidas, elastina, colágeno e queratina, todos componentes que não estão presentes em outros tratamentos. Na progressiva, esses nutrientes são perdidos devido à química.

 

Informe-se sempre sobre os produtos que pretende utilizar nos cabelos em um salão especializado ou com um médico dermatologista. A saúde capilar é muito importante e pode afetar várias outras partes do corpo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!