Relacionamento

Saiba como escolher as melhores músicas para casamento

Por Redação Doutíssima 05/12/2014

O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de qualquer pessoa, especialmente para as mulheres, românticas por natureza. Cada detalhe da cerimônia é pensado com muita antecedência e dedicação. A escolha das músicas para casamento é um exemplo do amor aos detalhes que vão marcar a data para sempre. Por isso, a escolha da trilha sonora do momento mais importante de sua vida, tem de ser especial.

musica-para-casamento

Cada ocasião do casamento exige uma música especial. Foto: iStock, Getty Images

 

Como escolher as músicas para casamento

Para começar, é importante ter consciência do local onde a cerimônia vai acontecer. Se o casamento será celebrado em uma igreja, antes de programar o que vai tocar, é bom verificar as regras ou normas do local. Mas, se for em um sítio ou em um salão de eventos, relaxe, pois haverá mais liberdade para escolher e executar as músicas para casamento.

Quanto mais canções você colocar, mais tempo a cerimônia vai durar. Por exemplo, para um casamento que deve durar, em média, uma hora, selecione oito músicas. É o suficiente, pois se você usar 12 músicas, é bem provável que a cerimônia dure mais que uma hora e meia, e os convidados poderão ficar entediados. Caso alguma música que você goste muito fique de fora da cerimônia, reserve um tempo para que seja tocada durante a festa mais tarde.

Cada momento da celebração vai pedir uma trilha diferente, então é importante que você conheça o propósito de cada uma. Isso vai ajudá-la a selecionar as melhores músicas para casamento.

Veja dicas para escolher músicas para casamento

Entrada dos padrinhos ou noivo

Uma música instrumental ou um tema de filme cantado são ótimas opções para a primeira música a ser tocada. É importante saber que esta primeira canção não pode chamais mais atenção do que a próxima, que será a trilha para entrada da noiva.

Entrada da noiva

Essa deve ser uma música mais forte e marcada. Geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Mas caso a noiva deseje uma música suave, pode seguir a vibe da anterior.

Entrada de pajens, daminhas e floristas

Escolha, para este momento, temas clássicos suaves e temas de filmes infantis. É ainda mais interessante se for solos de instrumentos que emanam harmonia, como flauta ou violino.

Para o momento da bênção

Esta deve ser uma música religiosa, que envolva não somente os noivos, mas toda a família e amigos neste clima. A Ave Maria, para casamentos católicos, ou o Pai Nosso para os evangélicos, são as melhores opções de músicas para casamento nessas horas.

Música para os cumprimentos

Como se trata de um momento mais livre e descontraído, pode optar por aquela canção que faz parte da vida do casal, que registra algum momento especial na vida dos dois. Tenha muito cuidado em saber exatamente o que cada música transmite, qual a mensagem, seja em português ou qualquer outro idioma.

Música para a saída

Neste instante, a música pode ser bem animada. Faça uma seleção das músicas para casamento com pelo menos três meses de antecedência, principalmente se você terá uma banda tocando ao vivo. Eles precisam de tempo para ensaiar. Durante a escolha das músicas, faça alguns testes e imagine o dia e o local do seu casamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!