Remédios Caseiros

Confira os 5 melhores remédios caseiros para diminuir a transpiração nos pés

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

O suor é um escape natural para manter a temperatura corporal, mas, quando em grande quantidade, pode se tornar um incômodo. Conhecida como hiperidrose plantar, a transpiração nos pés de forma excessiva se caracteriza pela umidade dos pés, que colabora para o aparecimento de frieiras, verrugas, bolhas, infecções e o indesejado chulé. Conheça os melhores remédios caseiros para terminar com essa disfunção.

transpiracao-nos-pes

Receitas caseiras ajudam a fazer seu pé transpirar menos. Foto: iStock, Getty Images

Veja remédios caseiros para diminuir a transpiração nos pés

 

  1. Vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã diminui a transpiração dos pés, fechando os poros da pele, além de dar uma sensação de frescor. Ele também mata os fungos e bactérias que causam o chulé. Mergulhe os pés em uma bacia com um litro de água morna junto com meia xícara do vinagre.

 

Se quiser, acrescente uma colher (chá) de sal grosso. Passados 20 minutos, retire os pés da água, enxugando bem. Repita esse processo todos os dias.

 

  1. Sálvia

 

Essa planta medicinal possui propriedades que regulam as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor. Separe uma bacia grande e prepare uma infusão com um litro de água morna e 10 folhas de sálvia. Coloque os os pés de molho e deixe-os durante 10 minutos, depois enxágue com água fria, secando bem entre os dedos, evitando a proliferação de fungos. Faça isso uma vez ao dia, antes de colocar um calçado fechado.

 

  1. Sálvia e alecrim

 

O efeito da sálvia é potencializado com o alecrim, graças às suas propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas. Essa mistura é um adstringente caseiro que ameniza a transpiração nos pés.

 

Para o preparo, adicione uma colher (chá) de folhas secas de alecrim e duas colheres (chá) de folhas secas de sálvia em uma bacia com água fervente. Deixe esfriar e, depois, coloque os pés de molho durante 30 minutos. Refaça esse procedimento duas vezes ao dia.

 

  1. Chá preto

 

Eficaz no controle da transpiração nos pés devido ao ácido tânico, o chá preto age secando a pele suada. Separe dois litros de água fria e duas colheres (sopa) do chá. Leve tudo a uma bacia e deixe os pés nessa infusão por cerca de 10 minutos. Em seguida, seque bem. A erva pode ser substituída por quatro saquinhos do chá.

 

  1. Bicarbonato e limão

 

Seu problema de transpiração nos pés pode ser controlado com essa receita caseira feita com bicarbonato de sódio e limão. Encontrado em supermecados, o bicarbonato acaba com as bactérias e fungos.

 

Já o limão atua como um forte adstringente, diminuindo a abertura dos poros, além de disfarçar o cheiro de chulé. Para fazer esse remédio você precisará de ¼ de xícara de bicarbonato de sódio, o suco de um limão e oito copos de água.

 

Amorne a água e coloque em uma bacia, acrescentando o bicarbonato de sódio. Misture um pouco e adicione o suco de limão. Depois mergulhe seus pés na mistura, deixando descansar durante 20 minutos. Em seguida, segue seus pés completamente.

 

Faça isso duas vezes ao dia. Você também pode lavar seus pés todos os dias com sabão neutro e limão. Depois é só secar com uma toalha e passar um pouco de álcool, deixando secar naturalmente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!