Remédios Caseiros

Conheça as 6 melhores receitas caseiras para pés rachados

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

As rachaduras nos pés geralmente aparecem quando a temperatura está mais quente e a umidade do ar menor. É muito comum em pessoas que usam muito chinelos, ou andam de pés descalços, devido a grande descarga de peso e impacto sofrido nos calcanhares, o que causa os pés rachados.

pes-rachados

Rachaduras nos pés aparecem com o ressecamento da pele. Foto: iStock, Getty Images

Origem dos pés rachados

 

Hereditariedade, doenças vasculares, diabetes, micose, entre outros, também podem desencadear essa condição. Seja qual for a razão, recomenda-se que seja tratado, mesmo que não pareça um problema sério. Isso porque as rachaduras podem evoluir para ferimentos e infeccionar. Para isso, é possível tratar os pés rachados com alguns dos remédios caseiros listados abaixo.

 

Veja como acabar com os pés rachados com receitas caseiras

 

  1. Repolho

 

As folhas do repolho possuem propriedades que hidratam a pele e minimizam as rachaduras. Corte em pedaços pequenos duas folhas de repolho branco e coloque-as sobre os pés rachados. Depois, coloque uma meia e deixe durante toda a noite.

 

Pela manhã, retire as folhas, lave os pés com água morna e passe um creme hidratante. Faça isso por três dias seguidos. Antes de iniciar esse tratamento, faça uma esfoliação nos pés.

 

  1. Oléo de amêndoas

 

Prepare um esfoliante natural com óleo de amêndoas e fubá, que irá remover a pele ressecada dos pés, onde se originam as rachaduras. Em um recipiente pequeno, misture três colheres (chá) de fubá com quatro colheres (sopa) de óleo de amêndoa doce.

 

Em seguida, esfregue a mistura nos seus pés rachados, dando especial atenção aos calcanhares. Para finalizar, passe um hidratante nos pés e deixe secar sozinho.

 

  1. Abacaxi

 

Você pode preparar um hidratante caseiro com casca de abacaxi. Descasque a fruta, retirando as cascas em tiras grandes, e reserve. Depois, deixe os pés de molho na água morna por 10 minutos, retire e seque bem.

 

Coloque as cascas sobre a região afetada, colocando uma meia nos pés. Deixe agir durante a noite. No outro dia, lave os pés com água morna. Repita esse processo por quatro dias consecutivos.

 

  1. Banana

 

A fruta vai nutrir seus pés, tratando os pés rachados. Separe uma banana madura, retire a casca, corte em rodelas e coloque dentro de uma tigela. Em seguida, amasse com um garfo até conseguir uma pasta lisa.

 

Passe essa mistura nos pés limpos e deixe agir durante 15 minutos. Feito isso, lave os pés com água quente e depois mergulhe-os em água gelada por alguns minutos. Repita essa técnica todos os dias, durante duas ou três semanas.

 

  1. Vaselina

 

A vaselina hidrata a pele e cria uma barreira lípidica que impede o ressecamento e as rachaduras. Antes de ir dormir, passe-a nos os pés rachados e coloque uma meia. Lave-os pela manhã. Se preferir, esfregue a parte rachada dos pés com uma pedra-pomes, para retirada das células mortas, passando a vaselina em seguida. Ambos tratamentos podem ser feitos todos os dias.

 

  1. Sal grosso, mel e gengibre

 

Prepare um esfoliante caseiro à base de sal grosso, mel e gengibre, que age retirando as células mortas da pele, além de hidratar e criar uma barreira protetora. Forme uma pasta misturando uma colher (sopa) de sal grosso, uma colher (sopa) de gengibre ralado ou em pó, uma colher (sopa) de mel e uma colher (sopa) de óleo de amêndoas doce.

 

Passe nos pés, principalmente no calcanhar e peito. Em seguida, enxágue com água morna, seque e passe um hidratante.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!