Nutrição

Iogurte é ótima opção para o café da manhã

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

Que é fundamental começar o dia se alimentando corretamente todo mundo sabe. Mas e já pensou em caprichar ainda mais no seu café da manhã incluindo o iogurte? Há muito tempo reconhecido por seu poder de regular o intestino, os benefícios deste alimento não param por aí.

Iogurte tem menos lactose

Ese produto oferece muitas proteínas magras, tem poucas calorias, menos lactose que o leite comum e possui diversas vitaminas e minerais importantes para o organismo.

 

Como mantém as propriedades do leite de forma ainda mais concentrada, o iogurte é uma rica fonte de cálcio.

Iogurte

Regular o intestino é um dos inúmeros benefícios que o produto oferece. Foto: iStock, Getty Images

E estudos relacionam o consumo adequado de cálcio à perda de peso. É um alimento que pode ser agregado a várias preparações, batidas, vitaminas e deixar o café da manhã mais saboroso. Começar o dia caprichando no consumo de vitaminas também vai lhe garantir mais disposição para as suas tarefas.

 

O iogurte é fonte de potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Pelo seu processo de fermentação, tem 10 vezes mais ácido fólico que o leite. Para ter uma ideia de como é um alimento importante, 100 gramas de iogurte têm a mesma quantidade de vitamina A que três bananas e a mesma de fósforo que dois tomates grandes.

 

Prepare iorgurte em casa

 

Para desfrutar de um alimento ainda mais saudável, sem corantes artificiais ou conservantes, muitas pessoas optam apenas pelo consumo dos iogurtes naturais ou dos preparados em casa.

 

É muito fácil fazer e a receita rende bastante. Com esse iogurte pronto, você pode dar o sabor que desejar, bater com frutas, acrescentar açúcar mascavo, granola, frutas picadas… Opções não faltam. Veja como preparar seu próprio iogurte!  

 

Iogurte caseiro


Ingredientes

– 1 ou 2 litros de leite

– 1 pote de iogurte natural (ou lactobacilos vivos, encontrados em lojas de produtos naturais)

– Recipientes de vidro (preferencialmente) com tampa para guardar o preparado.

 

Modo de Preparo:

 

Aqueça o leite a cerca de 40°, se tiver termômetro culinário é uma boa utilizar, se não tiver, o leite deve estar em uma temperatura onde não seja mais possível colocar o dedo e permanecer por mais de 3 segundos. Coloque o leite no recipiente de vidro e despeje os lactobacilos.

 

Enrole com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente até o dia seguinte, cerca de 12 horas. Após, guarde em recipiente com tampa, um ou vários, dentro da geladeira. Depois de pronto, o iogurte caseiro pode ser consumido da mesma forma do comprado, acrescentado a frutas, pratos, bolos ou consumido puro.        

 

A quantidade de leite, 1 litro ou 2 é indiferente para a formação do iogurte, que vai ocorrer da mesma forma. Avalie o seu consumo semanal, pois este preparado deve ser consumido em sete dias. As bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus  são as responsáveis pela transformação do leite.

 

Na temperatura em que vai estar o leite, as bactérias vão se reproduzir adequadamente, consumindo a lactose presente no leite, eliminando ácido lático.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!