Saúde

Arritmias cardíacas: veja como prevenir a ocorrência

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Novembro marca o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Desde 2007, quando foi lançado pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), a data, lembrada no dia 12, é marcada por ações de conscientização e informação sobre a doença, principal responsável por mortes súbitas no País, com 300 mil óbitos por ano. Neste ano, a entidade realizou atividades educativas em diversos estados, com o slogan “Coração na Batida Certa” e foco na prevenção.

arritimias-cardiacas

Elas são as principais causas de morte súbita no País. Foto: iStock, Getty Images

Risco das arritmias cardíacas

 

Conforme o Ministério da Saúde, aproximadamente 5% da população brasileira sofre de algum descompasso. Apesar de a maioria das arritmias cardíacas serem benignas e isoladamente não apresentarem risco, as malignas costumam atacar pacientes já vitimados por alguma doença cardíaca e podem levar à morte.

 

Como os médicos são unânimes em afirmar que o melhor tratamento consiste na prevenção e na mudança de hábitos, selecionamos alguns itens que podem contribuir para seu coração manter o ritmo adequado.

 

Previna arritmias cardíacas

 

1. Controle do peso

 

Sobrepeso é sinal de desarmonia orgânica e sobrecarrega o sistema cardíaco. Isso eleva a pressão arterial, o colesterol e pode acarretar inúmeros males ao coração.

 

2Pressão monitorada

 

A chamada hipertensão arterial acontece quando a resistência alterada dos vasos sanguíneos, por obstrução ou entupimento, impõe um sobrepeso sobre o bombeamento do coração. Quando esse esforço é prolongado, as paredes arteriais sofrem danos. Verifique sempre sua pressão arterial.

 

3.  Não ao tabagismo

 

Cigarros contribuem para o aumento de coágulos, além de danos e enrijecimento das paredes arteriais. Facilita também que placas de colesterol se instalem nesses locais. Abandone!

 

4. Atenção ao sal

 

Apesar de indispensável para as funções orgânicas, em excesso o sal é responsável por uma série de patologias, que incluem a hipertensão e outros males cardíacos e circulatórios. Além de controlar seu uso, fique atento às quantidades em alimentos industrializados.

 

5. Adeus sedentarismo

 

O sedentarismo contribui diretamente para a elevação do colesterol, glicemia e consequente obesidade. Por outro lado, a prática regular de atividades aeróbicas melhora as funções cardíacas e respiratórias, diminuindo significativamente o risco de arritmias cardíacas.

 

6. Equilíbrio alimentar

 

Dieta balanceada significa saúde cardíaca e orgânica. Priorizar o consumo de cereais, fibras, vegetais (verduras e legumes) e gorduras insaturadas (de origem vegetal), além de evitar as gorduras saturadas (de origem animal), é o maior fator preventivo para arritmias cardíacas.

 

7. Fatores de risco

 

Diabetes e colesterol elevado são duas patologias perigosas, que, além de outros males, podem gerar arritmias cardíacas. Por isso, é fundamental a manutenção dos índices de açúcar e gordura no sangue. Os triglicérides também são interpretados como gordura pelo organismo e merecem atenção.

 

8. Calma necessária

 

Independentemente de sua origem, o estresse sempre aumenta o risco coronariano, atuando diretamente no coração e na pressão arterial. Evite exaustão, aborrecimentos, discussões e situações estressantes.

 

9. Amar é o melhor remédio

 

A Ciência confirma: uma postura positiva perante a vida, as pessoas e os fatos cura e previne sim, ainda mais quando se trata da saúde cardíaca. Bom humor, leituras e músicas relaxantes, atividades familiares e de lazer, contato com a natureza e outras “dicas de felicidade” atualmente integram o receituário dos cardiologistas.

 

10. Café na dose certa

 

A cafeína acelera o metabolismo e altera o ritmo cardíaco, podendo gerar uma contração ou aceleração brusca. Deve ser evitado por quem sofre de arritmias cardíacas, assim como alimentos e bebidas com cafeína na composição.

 

11. Sono qualificado

 

A apneia do sono amplia os riscos de arritmias cardíacas. Isso porque o esforço para respirar enquanto a pessoa dorme eleva a pressão sanguínea, acelerando os batimentos cardíacos. É preciso identificar as causas e buscar uma solução, para evitar complicações cardíacas.

 

12. Moderação alcoólica

 

O consumo abusivo de bebidas alcoólicas tem associação direta a quadros de alteração cardíaca. Conforme especialistas, em alcoólatras a fibrilação atrial é a arritmia mais recorrente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!