Remédios Caseiros

Confira os dez melhores remédios caseiros para ter os pés macios

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Uma das grandes dificuldades estéticas, tanto para homens quanto para mulheres, é manter os pés macios e hidratados. Como são eles que aguentam todos os impactos sofridos pelo nosso corpo diariamente, sua pele sofre mais e, por isso, precisa de cuidados especiais para se manter bonita, lisa e saudável.

pes-macios

Soluções naturais e caseiras combatem o ressecamento dos pés. Foto: iStock, Getty Images

Como ter os pés macios

 

Existem vários cremes e tratamentos disponíveis em clínicas de estética, porém, se você não tem tempo ou dinheiro para arcar com eles agora, não desanime. Selecionamos algumas receitas caseiras que realmente funcionam para deixar seus pés macios e bonitos.

 

Hidratação para manter os pés macios

 

Farinha de arroz

 

A esfoliação com mel, vinagre de maçã e farinha de arroz é uma ótima maneira de diminuir em pouco tempo as rachaduras e manter os pés macios. Misture de duas a três colheres de farinha de arroz com mel e vinagre de maçã até que vire uma pasta grossa. Coloque os pés em água morna por cerca de dez minutos e, em seguida, esfolie com a pasta para remover a pele morta.

 

Cera de parafina

 

Muito utilizada em casos extremos, em que as rachaduras nos pés estão bastante evoluídas e já causam dores. Ela é um ativo que gera alívio rápido para essas condições. É encontrada em lojas de cosméticos.

 

Óleo vegetal

 

Aplicá-lo nas rachaduras dos pés dá bons resultados. Pode-se utilizar o óleo de oliva, de sésamo, de coco ou qualquer óleo vegetal hidrogenado para tratar pés rachados e ressecados.

 

Água de rosas e glicerina

 

Essa é uma ótima combinação para quando você precisa de resultados rápidos. Basta misturar os dois ingredientes em igual quantidade. Distribua a mistura nos pés até que tenha sido completamente absorvida. Repita por algumas semanas, até perceber a melhora dos pés. Esses produtos são encontrados em lojas de cosméticos e farmácias.

 

Vaselina

 

Uma ótima opção para tratar o ressecamento da pele funciona também para rachaduras. Aplique nos pés e em seguida cubra-os com meias. É interessante fazer esse tratamento durante a noite, enquanto dorme. Encontrada facilmente nas farmácias, a vaselina deixara seus pés macios e hidratados.

 

Limão

 

A acidez do limão o torna muito bom para acabar com o ressecamento dos pés. Deixe os pés mergulhados em água morna com suco de limão, de 10 a 15 minutos. Em seguida, lave-os com pedra pomes e sabão.

 

Mel

 

Possui propriedades antibacterianas e hidratantes, por isso é um ótimo aliado no tratamento de pés ressecados ou rachados. Mergulhe seus pés em uma xícara de mel para meio balde de água morna e permaneça de 10 a 15 minutos.

 

Água quente com sal

 

Faça um banho nos pés com água salgada e morna de 10 a 15 minutos. Depois disso, mergulhe-os em água fria a fim de ativar a circulação.

 

Banana

 

Sim, é possível tratar rachaduras nos pés utilizando banana. Basta fazer uma pasta de bananas maduras e aplicá-la nos pés limpos, deixando descansar de 10 a 15 minutos. Repita o procedimento diariamente por algumas semanas para manter seus pés macios.

 

Neem indiano

 

Também conhecido como nim ou amargosa, é um ingrediente com propriedades fungicidas, muito eficaz para melhorar as rachaduras nos pés. Macere um punhado de folhas em um pilão até obter uma pasta fina, adicione três colheres de açafrão em pó e misture. Aplique sobre as rachaduras e deixe agir por 30 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!