Beleza

Conheça a corrente galvânica, técnica que ajuda a pele

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Você já ouviu falar em corrente galvânica? É um tratamento usado para auxiliar na penetração de cosméticos ativos na pele de corrente contínua, ou seja, que mantém sempre a mesma intensidade, e unilateral, indo sempre no mesmo sentido: do polo positivo para o polo negativo.

 

Por isso, a aplicação da corrente galvânica utiliza sempre dois bastões ionizadores, um para cada polo. Este tipo de tratamento também é chamado de CG ou corrente contínua. Trata-se de um método eletrificado de ionização.

corrente-galvanica

Tratamento auxilia na absorção de cosméticos com mais eficácia. Foto: iStock, Getty Images

Os efeitos terapêuticos da corrente galvânica acontecem, principalmente, pelos efeitos polares que a corrente contínua exerce sobre as células do corpo. A CG é capaz de diminuir o limiar de excitabilidade das fibras nervosas motoras, levando a maior capacidade de reação e função. As fibras nervosas reagem mais efetivamente, elevando sua função, principalmente nos casos de paresias e atrofias.

 

Aplicações da corrente galvânica

 

A corrente galvânica tem três aplicações principais:  iontoforese, desincrustração e o eletrolifting ou galvanopuntura. Cada um utiliza técnicas diferentes com o mesmo aparelho eletrificado, e servem para objetivos diferentes também. A aplicação de cada é própria.

 

O eletrolifting ou galvanopuntura é um procedimento para acabar com as rugas profundas sem a necessidade de cortes cirúrgicos. O procedimento é feito com uma pequena caneta com agulhas na ponta. Estas agulhas, por sua vez, são eletrificadas pela corrente contínua e juntas vão agir na pele.

 

A caneta é passada pelas rugas em sentido perpendicular às marcas de expresão e neste processo a agulha eletrificada estimula o processo inflamatório da região. A inflamação estimula a pele machucada a produzir novas fibras e células, regenerando e rejuvenescendo a região. Este tratamento também é utilizado para diminuir a aparência de estrias.

 

A ionização ou iontoforese é um procedimento mais amplo, que pode ser usado tanto em tratamentos puramente estéticos quando em tratamentos de problemas mais profundos. Esse procedimento é utilizado para promover a hidratação da pele e está aliado a cosméticos que vão promover os efeitos. O papel da ionização é amplificar a absorção e a eficácia dos princípios ativos contidos nos cosméticos.

 

A desincrustração é um processo similar à ionização, porem é utilizado amplamente para remover impurezas da pele. Da mesma forma que a ionização amplia a absorção celular de cosméticos, no processo de desincrustração a corrente galvânica amplifica a limpeza de pele. O procedimento é indicado para peles muito oleosas e que necessitam de limpeza profunda, geralmente casos que pedem uma atenção especial ou em que se espera resultados muito rápidos.

 

Consulta sobre o tipo de corrente galvânica

 

Para qualquer um dos procedimentos é necessário buscar um profissional qualificado da área da saúde. Médicos, fisioterapeutas e profissionais especializados são os responsáveis não só por tratar, mas também por indicar quais as necessidades da sua pele.

 

Enquanto a maioria dos tratamentos em que se utiliza a corrente contínua é indolor, o eletrilifting pode causar dor não só no momento da aplicação. Antes de decidir por qualquer tratamento, pergunte ao profissional especializado qual será o curso de tratamento. Assim fica muito mais fácil de atingir os objetivos traçados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!