Remédios Caseiros

Veja como aliviar o olho inchado com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Ficar com o olho inchado é uma condição muito comum, que já ocorreu com quase todas as pessoas por razões diversas. Geralmente, o problema é causado por situações como sono, choro, consumo excessivo de sal, alergias, alterações hormonais, retenção de líquidos, consumo excessivo de álcool, entre outras.

olho-inchado

Receitas caseiras e alguns cuidados ajudam a desinchar o olho. Foto: iStock, Getty Images

São, na maioria das vezes, situações rotineiras, de simples solução, que podem ser tratadas com remédios caseiros. Entretanto, se o olho inchado permanecer por um longo período de tempo, a visão embaçar ou tiver dor, o indicado é buscar o auxílio de um médico especialista, pois é possível que o quadro seja mais grave.

 

Remédios caseiros para aliviar o olho inchado

 

Pepino

 

Mergulhe fatias de pepino em água gelada e aplique sobre os olhos, isso vai fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam. Além disso, o pepino atua como adstringente, acalmando a pele.

 

Chá

 

Saquinhos de chá embebidos em água gelada também são uma ótima opção. Os mais adequados são o de camomila, anti-inflamatório, e o verde, que diminui o inchaço e combate a retenção de líquidos.

 

Máscara

 

É muito interessante adquirir uma máscara de gel própria para combater olho inchado e hidratar o contorno dos olhos. Ela é colocada no congelador e, após estar congelada, é aplicada sobre os olhos durante 20 minutos.

 

Óleo de rícino

 

O óleo de rícino é maravilhoso para vários tratamentos de pele, inclusive para o olho inchado. Entre seus benefícios, está o de melhorar a circulação das pálpebras, desinflammando-as. Para conseguir um olhar radiante, a dica é aplicar algumas gotas do óleo no contorno dos olhos e massagear de forma circular e suave.

 

Clara de ovo

 

Outra opção para reduzir o olho inchado é a clara de ovo. Em contato com a pele dos olhos, faz ela se comprimir e, consequentemente, se afirmar. A dica é aplicar clara de ovo batida sobre a parte inchada, deixando agir por alguns instantes até secar. Depois disso, lave com água em abundância até retirar todos os vestígios da clara de ovo.

 

Dicas para evitar o olho inchado

 

Algumas mudanças na dieta também podem evitar que surja o olho inchado. Reduza o consumo de sal, carboidratos e álcool, assim você irá evitar que ocorra a retenção de líquidos no seu corpo, uma das causas do inchaço. Beba bastante água, assim seu corpo se manterá hidratado.

 

Alergia a alguns alimentos, como mariscos, camarão e nozes, também pode causar inchaço nos olhos. Portanto, se for o caso, preste atenção ao efeito dos alimentos sobre seu organismo.

 

Jamais durma com maquiagem e, para a área dos olhos, utilize um removedor específico. Eles são mais leves e não irritam a região, que é bem sensível. Também é importante se desfazer de maquiagens velhas, que podem ter bactérias malignas para os olhos.

 

Ter boas noites de sono também é importante para evitar inchaço nos olhos. Entretanto, o equilíbrio é o segredo – não é recomendável dormir demais nem de menos. Além disso, garanta que sua cabeça esteja elevada durante o sono, isso evita o acúmulo de fluido sob os olhos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!