Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para amenizar a psoríase

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

A psoríase é considerada como uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis ​​do corpo, alterando assim o ciclo de vida das células da pele. Em condições normais, a pele costuma se regenerar uma vez por mês, mas nas pessoas  quem possuem essa doença, isso acontece uma vez por semana, causando, assim, uma acumulação de células mortas da pele.

psoriase

Remédios caseiros tratam, pontualmente, sintomas da psoríase. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da psoríase

 

Essa é uma condição muito incômoda. A doença, que não tem cura, se caracteriza por manchas vermelhas e escamosas. Outros sintomas incluem coceira, inflamação e dor. A psoríase atinge principalmente os joelhos, cotovelos, palmas das mãos e couro cabeludo, mas também pode aparecer em outras partes do corpo.

 

Esta condição é muitas vezes desencadeada pelo estresse emocional, pele seca, queimaduras solares, tabagismo, consumo de álcool, causas ambientais, infecções virais ou bacterianas e por certos medicamentos. Embora não haja cura para a psoríase, você pode usar alguns remédios caseiros naturais e eficazes para controlar os sintomas e prevenir a infecção.

 

Veja alguns remédios caseiros para a psoríase

 

Aveia

 

A aveia ajuda a hidratar as camadas da pele e a reduzir a coceira e a inflamação. A farinha de aveia é considerada um ótimo remédio para outros problemas de pele, como pele seca e eczema. Misture uma xícara de farinha de aveia em pó fino, em uma banheira cheia de água morna. Mergulhe neste banho de aveia de 15 a 20 minutos por dia.

 

Quando você sair do banho, seque a pele e aplique um bom hidratante em quantidades generosas. Outra opção é usar dois punhados de flocos de aveia em um pano limpo, colocar água quente, deixar esfriar um pouco – até que a temperatura seja confortável – e apertar o saco de aveia. Aplique a água leitosa que irá sair do saco de aveia na área afetada.

 

Açafrão

 

O açafrão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Este tempero tem um composto que combate a inflamação e inibe a enzima que é responsável pelo crescimento das células da pele. Misture uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de leite quente e um pouco de mel. Beba a mistura diariamente, por pelo menos duas semanas.

 

Você também pode incluir esta especiaria em seus pratos do dia a dia. Além disso, há a alternativa de fazer uma pasta grossa com adição de água o suficiente para uma colher de chá de açafrão em pó. Aplique a mistura sobre a área afetada pela psoríase, cubra com uma gaze e deixe agir por algumas horas.

 

Aloe vera

 

A famosa aloe vera proporciona o alívio aos sintomas da psoríase, tratando a irritação da pele. Esta planta cria uma camada protetora que promove a cura. Além disso, possui compostos anti-inflamatórios, que estimulam o sistema imunológico. Para isso, basta usar o gel fresco da aloe vera e aplicar na área afetada. Use este método diariamente, até que sintomas desapareçam.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!