Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para asma

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

A asma é uma doença pulmonar que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela provoca dificuldade respiratória e pode ser aguda ou crônica. Aquela falta repentina de ar que acomete você sem nenhum motivo aparente, portanto, pode ser um sinal de que você é asmático. Além dos tratamentos indicados pelos médicos, há alguns remédios caseiros que ajudam a combater essa condição.

Asma

Os sintomas da asma são amenizados com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a asma

 

Quando você respira, o ar passa pelo nariz, pela sua garganta e chega até seus pulmões. Dentro deles, há vários tubos, chamados vias aéreas. Com a asma, as vias aéreas ficam inchadas e inflamadas, e assim é mais difícil para o ar entrar e sair dos pulmões. Isto leva a um chiado no peito e falta de ar.

 

A inflamação também faz a mucosa das vias respiratórias ser produzida em maior quantidade, o que provoca tosse e maior obstrução ao fluxo de ar. A causa exata deste problema não é conhecida, mas algumas hipóteses envolvem fatores genéticos e ambientais. Seja como for, alguns medicamentos ajudam a melhorar os sintomas da asma, mas os remédios caseiros também são boa opção.

 

Melhores remédios caseiros contra asma

 

Gengibre

 

O gengibre é um ingrediente natural, usado também para tratar várias doenças, incluindo a asma. AEle ajuda a reduzir a inflamação das vias aéreas e inibe a sua contração. Além disso, o gengibre tem compostos que aumentam os efeitos relaxantes de certos medicamentos. É possível usá-lo de várias formas.

 

A primeira delas é misturar quantidades iguais de suco de gengibre, suco de romã e mel e consumir uma colher de sopa desta mistura duas ou três vezes por dia. Você também pode misturar uma colher de chá de gengibre em pó em um copo e meio de água e consumir uma colher de sopa desta mistura na hora de dormir. Outra forma de consumir é comer gengibre cru, misturado com sal.

 

Figos

 

As propriedades nutricionais dos figos promovem a saúde respiratória, ajudando a drenar o muco e a aliviar os problemas de respiração. Para isso, basta lavar três figos secos e mergulhá-los em uma xícara de água durante a noite. Pela manhã, coma os figos e beba a água, em jejum.

 

Óleo de eucalipto

 

O óleo de eucalipto puro é um tratamento eficaz para os sintomas da asma, devido às suas propriedades descongestionantes. Especialistas indicam que ele tem uma substância química chamada eucaliptol, que auxilia a acabar com o muco.

 

Basta colocar algumas gotas de óleo de eucalipto em uma toalha de papel e mantê-la na cabeça, enquanto você dorme, para respirar o seu aroma. Você também pode colocar duas a três gotas de óleo de eucalipto em uma panela de água fervente e respirar o vapor. Tente fazer respirações profundas para resultados mais rápidos.

 

Mel

 

O mel é uma das mais antigas curas naturais para a asma.  Isso porque a sua composição química ajuda a reduzir os sintomas da doença. É possível inalar o cheiro de mel, assim como misturar uma colher de chá de mel em um copo de água quente e beber a mistura cerca de três vezes por dia.

 

Antes de ir para a cama, coma uma colher de chá de mel com meia colher de chá de canela em pó. Isso ajudará a remover catarro da garganta e permitir uma noite de sono melhor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!