Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para eliminar manchas senis

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

Algumas mudanças em sua pele ocorrem com o passar dos anos, e as manchas senis estão entre elas. Apesar de ter relação com a idade, este tipo de marcas na pele está mais proximamente relacionado com a exposição solar. Por isso que pessoas de qualquer idade podem ter manchas senis – caso tenham passado muito tempo no sol, sem proteção.

 

manchas-senis

Remédios caseiros ajudam a clarear manchas causadas pelo sol e idade. Foto: iStock, Getty Images

Por que surgem manchas senis

 

Quando uma pessoa fica sob sol com a pele exposta, ocorre um aumento na produção de células conhecidas como melanócitos, que aumentam a melanina. É aí que surgem as manchas escuras, ou manchas senis. Essa hiperpigmentação da pele acontece geralmente nas áreas mais expostas, como o rosto, costas, pescoço, peito, ombros e mãos.

 

Além do sol e do envelhecimento, outros fatores contribuem para que apareça o problema, como a genética, o estresse, a gravidez, deficiências de vitaminas e o fraco funcionamento do fígado.

 

As manchas senis geralmente são inofensivas, mas podem comprometer a estética da pele, por isso, é sempre melhor prevenir, usando sempre um bom protetor solar. Além disso, alguns remédios caseiros ajudam a clarear as manchas. Veja, abaixo, alguns deles.

 

Veja os melhores remédios para manchas senis

 

Suco de limão

 

O suco de limão tem propriedades de clareamento, o que ajuda a acabar com as manchas marrons da pele. Além disso, ele vai ajudar a manter a pele macia, iluminada e bonita. Basta aplicar suco de limão fresco diretamente sobre a área afetada. Deixar agir por 30 minutos e enxaguar com água fria. Repita este remédio duas vezes por dia, por cerca de dois meses para notar os resultados.

 

Se você tem pele sensível, procure diluir o suco de limão em água, água de rosas e mel. Outra opção é misturar açúcar o suficiente no suco de limão para fazer uma pasta e usá-lo para uma máscara de esfoliação para o rosto. Deixe-a por 30 minutos, depois lave. Use esse método algumas vezes por semana, mas nunca se exponha ao sol quando estiver aplicando ele.

 

Óleo de rícino

 

O óleo rícino ou óleo de mamona tem fortes propriedades de cura e é utilizado de forma eficaz para eliminar manchas senis. Junto com óleo de rícino, você pode usar óleo de vitamina E, óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de amêndoas para remover as manchas.

 

Utilize uma bola de algodão para aplicar o óleo de rícino sobre a área afetada. Massageie suavemente a área por alguns minutos e deixe agir por algumas horas antes de lavar. Repita o procedimento duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite.

 

Aloe vera

 

A aloe vera, ou babosa, tem propriedades curativas e ajuda na regeneração da pele. Por isso, é excelente para se livrar de manchas, especialmente quando causadas pela exposição ao sol. Suavemente, massageie o gel fresco da aloe vera sobre as manchas e deixe agir por cerca de 30 minutos, antes de lavar a área com água fria. Repita duas vezes por dia, por no mínimo 30 dias.

 

Mamão

 

Certas enzimas e ácidos alfa hidroxi, presentes no mamão, ajudam a esfoliar a pele e a reduzir as manchas senis, de acne e outros problemas de pele. Ele também irá dar a sua pele uma aparência mais limpa e iluminada.

 

Use uma colher de sopa de mamão fresco ralado e massageie sobre a área afetada. Deixe agir por 20 minutos e lave a área com água morna. Repita o método duas vezes por dia, até que as manchas comecem a desaparecer.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!