Relacionamento

Entenda quais são as principais causas de uma separação

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

Independente da diversidade entre os relacionamentos afetivos, um dos principais fantasmas é o medo da separação. Não importa como o casal é constituído, a possibilidade de um rompimento existe, basta que haja um envolvimento. Apesar das particularidades de cada casal, as causas de uma separação são, na maioria das vezes, comuns a todo mundo. Avalie o seu relacionamento e analise se o fim é apenas uma questão de tempo. 

 

O que leva à separação?

 

separação

Veja quando e por quê relacionamentos estão fadados ao fim. Foto: iStock, Getty Images

 

Veja abaixo algumas destas situações que levam à separação e pondere se ainda há salvação ou se o caminho é mesmo o rompimento.

 

1. Quando o amor acaba

 

A admiração, o desejo e a parceria acabaram. Quando a situação é essa, pode ter certeza que a separação é questão de tempo. Não precisa nem existir brigas, mas o fato de não haver interesse nem amor pelo outro é razão para que a união não exista mais. Afinal, não faz sentido estar com alguém apenas por comodidade.

 

2. Falta de conversa

 

O diálogo é como se fosse a joia rara de uma relação. Sem conversa é impossível que um relacionamento siga adiante. Para dividir os acontecimentos do dia, fazer planos juntos e resolver possíveis conflitos um casal precisa ser formado por pessoas que entendam uma à outra, com liberdadepara conversar sobre qualquer assunto.

 

3. Falta de equilíbrio

 

Uma relação é feita a dois, por isso se chama casal. Quando um se doa mais do que o outro, o relacionamento fica sem equilíbrio, e um passa a exigir mais do outro, e com razão. O desânimo e as brigas podem se tornar frequentes diante da desigualdade e até pode ser motivo para uma separação.

 

4. Ausência de planos comuns

 

A união de duas pessoas só acontece por que vislumbram um futuro juntas, onde planos comuns fazem parte. Pode ser ter filhos, viajar, morar em outro estado, ter uma criação de galinhas, enfim, não importa qual seja, mas ele existe. E, a ausência de sonhos e projetos em  comum pode levar ao desinteresse da relação, até ao fim dela.

 

5. Traição

 

A infidelidade é motivo de separação para cerca de um quinto dos casais do mundo. Por mais que muitos homens pensem que foi apenas sexo, para as mulheres foi muito além. A traição para elas fere a alma e as deixa até mais vulneráveis e ciumentas

 

Quando é a mulher quem pula a cerca é mais provável que o parceiro peça para se separar. Homens não sabem lidar com a traição e têm mais dificuldade de perdoar.

 

6. Dinheiro 

 

Só o amor não é capaz de sustentar uma relação por muito tempo. Não que o dinheiro seja o principal de uma relação, mas ele é parte importante. Não ter dinheiro para pagar as contas do mês ou estar sempre no vermelho desgasta a relação e é motivo de muitas brigas. A desigualdade de salários também pode gerar discussão.

 

7. Gelo na cama

 

O sexo é parte vital de um casamento e funciona quase como se fosse um termômetro na relação. Sem prazer, o mau humor aumenta e as brigas também. A falta de sexo não só pode levar a uma traição como ser motivo para uma separação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!