Remédios Caseiros

Saiba como tratar o hipotireoidismo com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

O hipotireoidismo é um problema relativamente comum na sociedade atual. Ele ocorre devido a uma disfunção na glândula tireoide, responsável pela regulagem de hormônios (o T3 e o T4) que controlam o gasto de energia do nosso corpo – o metabolismo.

hipotireoidismo

Cuidado com a alimentação é preciso para quem tem hipotireoidismo. Foto: iStock, Getty Images

Com a tireoide mais lenta, os níveis desses hormônios ficam baixos e ocorre o hipotireoidismo, que causa cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas quebradiços, raciocínio lento, entre outros. Esse problema pode permanecer por um curto ou longo período de tempo.

 

Dicas caseiras para tratar hipotireoidismo

 

Para auxiliar o bom funcionamento da tireoide, controlar a alimentação é muito importante. O selênio é um mineral com propriedades antioxidantes, que também agem no controle dos radicais livres. É possível encontrá-lo em peixes, alho, cebola, pepino e cogumelos.

 

O iodo também é benéfico para a tireoide, e é encontrado no sal utilizado para temperar os alimentos. Entretanto, é importante ficar atento à quantidade diária de sal consumida, para que não ultrapasse seis gramas por dia. Além disso, o consumo de ômega-3 deve ser incluído em seu cardápio, por meio de peixes, nozes e sementes de linhaça.

 

Remédios caseiros para tratar o hipotireoidismo

 

Vegetais

 

É importante aumentar o consumo de frutas frescas e vegetais de folhas verdes diariamente, como laranja, maçã, goiaba, espinafre, brócolis, entre outros. Priorize alimentos ricos em vitamina A, como abóbora, cenoura e banana.

 

Óleo de coco

 

O óleo de coco, além de inúmeros outros benefícios à saúde, comprovadamente acelera o metabolismo. Para isso, consuma uma colher de chá desse óleo diariamente.

 

Massagem

 

Outra prática importante para tratar o hipotireoidismo é massagear a tireoide todos os dias. Massageie a base da garganta, ao longo da traqueia, de três a cinco minutos. Isso estimulará o funcionamento da glândula.

 

Chá

 

Chá da erva guggul ou de alga marinha, encontradas em lojas de produtos naturais, também são aliados no tratamento desse distúrbio.

 

Suco para tratar hipotireoidismo

 

Além das dicas acima, confira uma receita de suco que auxilia no tratamento do hipotireoidismo. Ele possui componentes que aumentam o metabolismo, o que faz com que ocorra a queima de gordura e, consequentemente, a melhora do funcionamento da tireoide.

 

Ingredientes:

 

– três limões descascados e cortados em quatro partes cada

– um pepino, descascado e fatiado

– duas colheres de chá de espirulina em pó

 

Modo de Preparo:

 

Em um liquidificador, coloque o pepino e os limões. Acrescente a espirulina e mexa bem para ter uma mistura homogênea. Se necessário, adicione gelo ou meio copo de água. Beba diariamente.

 

Alimentos que você deve evitar

 

Assim como existem alimentos que auxiliam na melhora das funções da tireoide, como os já citados, também há uma série de vegetais que devem ser evitados por quem sofre de hipotireoidismo.

 

Os da família das crucíferas, principalmente, contêm substâncias que prejudicam a tireoide, fazendo ela aumentar de tamanho, consequentemente atrapalhando a síntese dos hormônios. Sendo assim, quem sofre de hipotireoidismo deve evitar a família das couves e também mandioca, batata-doce, soja, entre outros.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!