Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para prevenir rugas

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

As marcas na pele são sinais inevitáveis ​com o envelhecimento, mas é possível prevenir rugas desde muito cedo, postergando um pouco mais o seu aparecimento. A boa notícia é que não é somente com cosméticos caríssimos que você pode fazer isso. Há também uma série de remédios naturais e caseiros que facilitam esse trabalho.

prevenir-rugas

Máscaras e óleos naturais são ótimos para prevenir rugas. Foto: iStock, Getty Images

Como prevenir rugas

 

Infelizmente, quando a pele envelhece, ela perde colágeno, que é a principal proteína responsável pela sua textura lisinha e elástica. Isso torna qualquer pessoa suscetível aos sulcos e à flacidez que começam a aparecer na pele com o passar dos anos.

 

Os efeitos do envelhecimento sobre a camada dérmica são significativos aumentam com o tempo porque passamos a produzir cada vez menos colágeno. Como esse é um processo natural e inevitável, você deve estar perguntando, agora: então como é possível prevenir rugas?

 

O que acontece é que uma série de fatores contribuem para a velocidade do envelhecimento da pele. A genética é uma delas, mas também a alimentação e seus hábitos diários. Ou seja, se você dedicar alguns minutos do seu dia para os pequenos rituais de beleza e nunca esquecer de utilizar protetor solar, conseguirá prevenir rugas de aparecerem muito cedo.

 

Óleos naturais para prevenir rugas

 

Uma das causas que potencializam os efeitos do tempo é a falta de hidratação da pele. Alguns óleos cumprem essa função e mantém a pele sempre bonita e saudável.

 

O óleo de coco, por exemplo, é rico em antioxidantes e previne a formação dos radicais livres, que estão entre as principais causas do envelhecimento precoce. Ele é um hidratante natural e contém emolientes, que ajudam a reduzir as rugas que já se desenvolveram. Basta massagear um pouco de óleo na pele antes de dormir.

 

Já o azeite de oliva já era usado como cosméticos pelos egípcios, há milhares de anos. Ele é um ótimo hidratante, pois é rico em antioxidantes e vitaminas A e E, que também ajudam a combater os radicais livres que danificam a pele. Basta usar uma colher de sopa de azeite de oliva e massagear suavemente na pele duas vezes ao dia. Ele também funciona para proteger contra os danos do sol e depois da exposição.

 

Mascaras caseiras

 

É na natureza que estão os melhores remédios para prevenir rugas. Muitos alimentos e plantas podem ser usados em potentes máscaras anti-idade. O abacaxi, por exemplo, contém vitamina C, que é ótima para a pele, especialmente se você está tentando prevenir rugas.

 

Para utilizá-lo, basta aplicar polpa de abacaxi sobre a pele, deixar agir por 10 minutos e enxaguar. É possível ainda usar suco de abacaxi para massagear seu rosto, para melhorar a circulação sanguínea, tonificar a pele e remover as rugas.

 

O mamão também é uma opção muito boa para a remoção de rugas e linhas finas. Use um pedaço de mamão e adicione um pouco de mel. Misture bem até formar uma pasta e aplique no rosto e pescoço, deixando agir por 15 minutos antes de lavar.

 

Já o abacate é rico em vitamina E, que vai nutrir a pele seca. Por isso, você pode usar a polpa da fruta para fazer uma ótima mascara caseira. Mas lembre-se que, para estes remédios caseiros fazerem efeito, você deve usá-los frequentemente por, pelo menos, duas a três vezes por semana.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!