Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para prevenir a solitária

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

Solitária é o nome popular da tênia, um verme que sobrevive como parasita no intestino dos seres humanos. Ela se alimenta dos próprios nutrientes que a pessoa ingere, e é por isso que tem interferência na sua alimentação, resultando, entre outros problemas, em má nutrição. Mas a tênia é facilmente evitada com alguns hábitos e remédios naturais.

Solitaria

A solitária prejudica a absorção de nutrientes, por isso deve ser tratada. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a solitária

 

Normalmente, a solitária é adquirida através da ingestão de carne de porco, que é a portadora por excelência desse parasita. Além disso, em razão de maus hábitos de higiene, como não lavar as mãos, as pessoas também podem contaminar os alimentos ao manipulá-los.

 

Quanto aos sintomas, é possível afirmar que a solitária é uma condição quase assintomática, já que a pessoa começa a perceber que algo está errado apenas quando começa a ter uma baixa injustificada em seu peso. Mas ela se manifesta ainda com através de dor abdominal, irritação na zona do ânus, inquietação, náuseas e diarreias leves, gases constantes e sensação de estafa estomacal.

 

Como a tênia afeta bastante a absorção dos nutrientes e causa a perda de peso, é preciso estar atento e buscar um profissional para o tratamento adequado. Mas alguns remédios caseiros ajudam no tratamento. Além disso, é muito interessante adotar bons hábitos para prevenir o aparecimento da tênia. Confira.

 

Prevenindo a solitária

 

Para a prevenção da solitária, algumas dicas são bastante importantes. Em primeiro lugar, você deve cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, já que as comidas cruas são um excelente ambiente para o desenvolvimento do parasita – principalmente a carne de porco, mas também de vaca e peixe.

 

Além disso, é interessante evitar alimentos que contenham muitos açúcares, dando preferência àqueles que têm mais fibras. Por fim, alguns alimentos são indispensáveis em sua dieta e podem realmente ajudar a prevenir a tênia.

 

Remédios caseiros para resolver o problema

 

Alho

 

As propriedades de limpeza do alho são uma excelente alternativa para o combate à solitária, em razão de seus componentes sulfurosos, que são alcalinos para o parasita. Para obter esses benefícios, basta colocar três dentes de alho em um litro de água, cozinhar por 15 minutos e tomar esse líquido.

 

Óleo de nozes

 

Esse é um remédio bastante antigo para lutar contra a tênia. E não é preciso fazer uma solução propriamente dita: você pode simplesmente colocá-lo em sua salada, com batatas cozidas ou algum outro prato de sua preferência.

 

Sementes de abóbora

 

As sementes de abóbora são excelentes para tratar todos os tipos de parasitas intestinais, dentre eles a solitária. É que seu princípio ativo, a curcubitina, possui justamente um efeito contrário aos parasitas. Você deve ingerir aproximadamente 50 gramas dessa semente após um jejum de 12 horas.

 

Raiz de alcaçuz

 

Utilizada por muito tempo no combate aos problemas gastrointestinais, a raiz de alcaçuz pode ser uma boa aliada para a eliminação da tênia, além de aumentar as defesas naturais do organismo. Combine-a com camomila e prepare um chá. Esse é um excelente remédio caseiro para expulsar os parasitas do seu intestino sem afetar todo seu trato intestinal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!