Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para brotoeja

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

O verão é a estação preferida de muitas pessoas, mas nesse grupo certamente não está quem costuma sofrer com a brotoeja. Esse é um problema de pele comum vivido por adultos, crianças e até bebês. Com o clima mais quente, as pessoas acabam sofrendo de uma sudorese excessiva, o que faz com que as glândulas sudoríparas fiquem bloqueadas.

brotoeja

Remédios caseiros são muito eficazes para combater a brotoeja. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a brotoeja

 

A brotoeja causa uma erupção cutânea, como manchas vermelhas de uma picada de um inseto e geralmente afeta partes do corpo cobertas pelas roupas, como as costas, o abdômen, o pescoço, o peito, a virilha ou as axilas.

 

Outras causas para brotoeja são as infecções bacterianas e glândulas sudoríparas subdesenvolvidos. Estar acima do peso e levar uma vida sedentária pode aumentar o risco para este problema. Na maioria dos casos, a brotoeja desaparece sozinha em poucos dias, desde que a área afetada seja mantida sempre fresca e seca. É possível também tentar alguns remédios caseiros, que são muito eficazes e não têm efeitos colaterais.

 

Melhores remédios caseiros contra a brotoeja

 

Compressas

 

Usar uma compressa fria sobre a área afetada irá fornecer o alívio imediato da inflamação e da coceira. Enrole alguns cubos de gelo em um pano e coloque sobre a área com brotoeja, de cinco a 10 minutos. Faça isso a cada quatro horas, durante dois ou três dias. Isso impedirá que as erupções se agravem. Tomar um banho frio também é uma ótima forma de reduzir a intensidade dos sintomas da brotoeja.

 

Bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio é outro remédio útil para o tratamento de brotoeja. Ele funciona como um esfoliante suave, que desobstrui os poros, removendo as células mortas da pele, a sujeira e outras impurezas.

 

Também alivia a coceira e a inflamação. Para isso, basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água fria. Molhe um pano limpo na solução, esprema o excesso de água e coloque sobre a área afetada por cinco a 10 minutos. Repita o método de quatro a cinco vezes por dia, durante uma semana.

 

Aveia

 

A aveia é um tratamento popular para aliviar várias doenças de pele, já que possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Esse remédio caseiro tem um efeito imediato na inflamação e na coceira causadas pela brotoeja.

 

Adicione uma xícara de farinha de aveia em pó em uma banheira cheia de água fria. Mexa bem, até que a água fique com uma cor leitosa. Mergulhe neste banho durante 20 a 30 minutos. Você também pode fazer compressas com farinha de aveia. Para isso, basta molhar uma gaze nesta água e aplicar na área afetada.

 

Pepino

 

O pepino tem um efeito de resfriamento, que acalma a pele afetada. Ele também traz alívio da coceira. Corte um pepino em fatias finas, mergulhe-os por alguns minutos em uma bacia de água fria, misturada com duas colheres de sopa de suco de limão.

 

Coloque as fatias de pepino nas áreas afetadas por 10 minutos. Faça isso três vezes por dia, durante uma semana. Esfregar a polpa de pepino sobre a área afetada e comê-lo diariamente também pode ser ótimas formas de acabar com o problema.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!