Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para bursite

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

A bursite é uma condição bastante dolorosa, que afeta as bursas (pequenos saquinhos cheios de líquido que atuam como uma almofada entre os músculos), tendões e ossos. Para acabar com essa horrível dor, além do tratamento médico, você pode tentar alguns remédios caseiros que prometem aliviar o desconforto.

bursite

Tratamento com remédios naturais aliviam a dor da bursite. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a bursite

 

Quando as bursas estão inflamadas, surge o quadro que leva o nome de bursite. Os locais mais comuns de inflamação na bursa são ombros, cotovelos e quadril. Mas ela também pode atingir o joelho, calcanhar, a base do seu dedão do pé e as articulações que sofrem com movimentos repetitivos.

 

Também é possível que a bursite seja causada por trauma, artrite reumatoide, gota ou infecção. Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez, dor no movimento e inchaço. A primeira linha de tratamento é descansar a área afetada.

 

O tratamento convencional também inclui drogas anti-inflamatórias, que podem ser irritantes para o estômago. Em alguns casos, um médico irá recomendar fisioterapia ou exercícios para fortalecer os músculos e, ocasionalmente, a drenagem cirúrgica da bolsa. Além disso, é possível lançar mão de alguns remédios caseiros, capazes de ajudar a curar e aliviar os sintomas da bursite.

 

Conheça remédios caseiros para aliviar a bursite

 

Gelo

 

Todos os tipos de inflamações respondem bem ao gelo. Isso ocorre porque ele contrai os vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação após a sua aplicação. Pegue alguns cubos de gelo e enrole-os em um pano. Aplique sobre a área afetada por pelo menos 15 minutos cada sessão. Fazer isso várias vezes ao dia pode reduzir o inchaço e também a dor associada a esta condição.

 

Depois que o inchaço é reduzido, é importante fazer alguns exercícios simples, de modo que a condição não se repita, e a dor nas articulações não se torne pior com a imobilidade. Da mesma forma que o gelo, as compressas quentes também ajudam.

 

Chá de camomila

 

A camomila é um agente anti-inflamatório, que ajuda no tratamento da bursite. O chá de camomila, quando consumido de três a quatro vezes ao dia, irá agir dentro do organismo e reduzir naturalmente a inflamação.

 

Para o alívio externo, o óleo de camomila, misturado com o azeite de oliva, é um ótimo remédio – sua aplicação pode ser por meio de uma massagem sobre a área afetada. A massagem aumenta a circulação sanguínea e a absorção do óleo de camomila pela pele, e isto vai reduzir a inflamação algumas horas após a aplicação.

 

Mel e vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã ajuda no tratamento da inflamação e o mel mantém as articulações bem hidratadas, para que o atrito seja reduzido. Misture uma colher de sopa de mel, juntamente com duas colheres de chá de vinagre de maçã. Adicione cinco colheres de água para a mistura e beba sempre na parte da manhã, para evitar a dor da bursite.

 

Óleo de rícino

 

O óleo de rícino é um excelente remédio para o alívio da dor e um dos anti-inflamatórios naturais mais utilizados. Para remover a inflamação, use um pouco de óleo de rícino aquecido.

 

O calor do óleo vai facilitar a sua absorção pela pele. Aplique e massageie por alguns minutos e cubra com uma gaze. Agora use uma bolsa quente sobre a área por meia hora. Este método é vai reduzir significativamente a dor e inflamação, já que o óleo de rícino remove as toxinas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!