Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para hipotensão

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

O corpo humano, durante o tempo todo, tem a sua pressão arterial variando. Quando dormimos, por exemplo, ela diminui, aumentando ao acordar. Porém, pessoas que sofrem de hipotensão, ou pressão baixa, têm, na média, esse nível menor do que o esperado. Para amenizar os sintomas dessa condição, incluir alguns remédios naturais no seu dia a dia é uma excelente ideia.

hipotensao

Remédios naturais e caseiros ajudam a reequilibrar a pressão arterial. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a hipotensão

 

Normalmente, quando levantamos de maneira brusca, a pressão arterial pode cair em um curto período de tempo. Mas logo depois o seu corpo a pressão arterial volta ao normal e passa a levar sangue para seu cérebro, rins e outros órgãos vitais. Esse déficit ocorre por um tempo muito curto, então, geralmente, é imperceptível.

 

No caso de pessoas que sofrem com hipotensão, o corpo pode não trazer a pressão arterial de volta ao normal ou rápido o suficiente. Como isso pode estar associado a outra doença, ao perceber essa condição, você deve consultar um médico. Mas, paralelamente ao tratamento receitado, você pode tentar alguns remédios naturais que atenuam os sintomas da hipotensão.

 

Remédios naturais para hipotensão

 

Água com sal

 

A água salgada ajuda a tratar a pressão arterial baixa porque o sódio no sal aumenta a pressão arterial. Não exagere neste remédio, já que o excesso de sal também não faz bem. Basta misturar meia colher de chá de sal em um copo de água e beber a mistura. Em alguns instantes é possível ver uma significativa melhora.

 

Manjericão

 

O manjericão é um tempero que é benéfico para a hipotensão por ser rico em vitamina C, magnésio, potássio e ácido pantotênico. Além disso, ele ajuda a equilibrar a mente e reduz o estresse. Para isso, basta fazer um suco com 10 a 15 folhas de manjericão, adicionar uma colher de mel e beber um copo deste suco todos os dias, em jejum.

 

Beterraba

 

Suco da beterraba crua é útil para lidar com a pressão arterial elevada, bem como no caso de pressão baixa. Basta beber um copo de suco de beterraba duas vezes por dia, durante uma semana. Outros sucos naturais de frutas também são considerados úteis para o tratamento.

 

Alecrim

 

O alecrim atua na normalização da pressão arterial baixa porque estimula o sistema nervoso central e melhora a circulação. Basta tomar 10 ml de tintura de alecrim por dia ou uma infusão preparada na hora com esta erva, ou adicioná-la a seus alimentos preferidos. Além disso, você pode simplesmente adicionar três a quatro gotas de óleo essencial de alecrim em seu difusor para ter os benefícios da aromaterapia.

 

Cenoura

 

Começar o dia com suco de cenoura fresco é uma maneira fácil para tratar a hipotensão. Basta fazer um copo de suco de cenoura e misturar duas colheres de sopa de mel e beber duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de ir para a cama.

 

Limão

 

O suco de limão é eficaz no tratamento da tensão arterial elevada, mas também pode ser usado para a pressão arterial baixa, especialmente quando é provocada por desidratação. Nesses casos, basta beber um pouco de suco de limão misturado com um pouco de sal e açúcar. Isso ajuda a energizar o corpo, estimulando a função do fígado e ajudando na digestão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!