Saúde

Saiba como combater casos de hantavírus

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

A infecção causada por hantavírus é uma doença que é transmitida aos seres humanos por roedores silvestres causando graves infecções pulmonares e renais. O vírus é encontrado na urina e fezes do roedor, mas não adoece o animal.

 

A contaminação ocorre pelo contato com poeira contaminada dos ninhos ou excrementos dos ratos, o que pode ocorrer ao limpar a casa, celeiros ou outras áreas fechadas que estejam vazias por um bom tempo. No entanto, o hantavírus não é transmitido entre seres humanos. Apesar disto, é importante saber como combater e se prevenir.

hantavírus

Ratos são os transmissores da doença que pode matar. Foto: iStock, Getty Images

Hantavírus tem sintomas como os da gripe

 

Esta doença provoca sintomas semelhantes aos da gripe, tendo uma progressão rápida. Inicialmente, o paciente pode sentir uma leve falta de ar, culminando em um sangramento interno, que provoca uma insuficiência respiratória.

 

Normalmente, o processo pulmonar por hantavírus começa com febre e dor muscular, podendo surgir dor abdominal, diarréia e vômitos. Somente depois de 4 a 5 dias é que podem ocorrer manifestações de tosse e dificuldades respiratórias, um estado que pode piorar após algumas horas.

 

A infecção que afeta os pulmões é mortal na maioria dos casos. No entanto, aqueles que sobrevivem, conseguem se recuperar completamente. Já a infecção renal pode ser ligeira ou grave.

 

No caso de sua manifestação ser ligeira, ela começa subitamente com temperatura elevada e dor de cabeça, costas e abdômen, sendo que somente no terceiro ou quarto dia aparecem, na membrana branca dos olhos e no véu do palato, umas pequenas placas semelhantes a hematomas, juntamente com uma erupção cutânea localizada na região abdominal.

 

Em virtude da deterioração da função renal, o indivíduo costuma apresentar náuseas, perda de apetite e fadiga. Entretanto, a erupção cutânea desaparece em três dias, sendo que o volume da urina aumenta, neste período, e o doente se recupera depois de algumas semanas.

 

Em sua manifestação séria e grave, a infecção renal começa de forma semelhante, mas a temperatura é mais alta no terceiro ou quarto dia. Um sintoma típico deste quadro de hantavírus é a vermelhidão do rosto.

 

Entre o terceiro e o quinto dia aparecem manchas do véu do palato, e depois sobre qualquer superfície da pele que sofra pressão, podendo ocorrer um derrame de sangue por trás da parte branca dos olhos.

 

Durante o quinto dia, a tensão arterial pode baixar e produzir-se choque, sendo que a tensão volta à normalidade pelo oitavo dia, baixando a produção de urina. No décimo dia pode ocorrer uma hemorragia no cérebro, podendo levar a óbito. Algumas pessoas que sobrevivem a este quadro costumam apresentar uma lesão renal permanente.

 

Hantavírus requer internação imediata

 

No caso de contaminação com hantavírus, o indivíduo deve ser imediatamente hospitalizado para tratamento intensivo. Em geral, proporcionam-se medidas de suporte. Se for diagnosticada a tempo, o medicamento antiviral ribavirina pode ser de grande eficácia para o tratamento.

 

Diante de um quadro de infecção pulmonar, é necessário fazer a administração de oxigênio e o controle da tensão arterial. Já no caso de infecção, é possível que seja necessária diálise, um processo que pode salvar a vida do paciente.

 

Para evitar o contágio, evite exposição à urina e excrementos de roedores. Assim sendo, ao acampar, procure montar sua barraca em áreas em que não haja excrementos de roedores. Além disto, mantenha a casa limpa, desocupando locais de aninhamento em potencial.

 

Caso precise trabalhar em uma área em que possa haver contato com urina ou fezes de roedores, lave todas as superfícies contaminadas com uma solução de água sanitária ou desinfetante, abra todas as portas e janelas, deixe arejar por 30 minutos e realize a limpeza com luvas de borracha e máscaras cirúrgicas, descartando-as ao final do processo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!