Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para labirintite

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

Nosso corpo é uma estrutura quase perfeita. Quase porque, muitas vezes, alguma coisa não está funcionando corretamente, e isso influencia em várias outras áreas. Este é o caso da labirintite, uma condição médica que nada mais é do que uma inflamação do ouvido interno, ou labirinto, mas que causa outros efeitos no nosso cérebro.

labirintite

A labirintite ocorre devido a uma inflamação no ouvido interno. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a labirintite

 

Alguns nervos do ouvido interno enviam para o cérebro informações sobre o movimento da cabeça. Quando um desses nervos fica inflamado, ele cria uma condição conhecida como labirintite. Seus sintomas aparecem rapidamente e podem ser bastante intensos durante vários dias. Depois disso, eles geralmente começam a diminuir, mas continuam se você mover a cabeça rapidamente.

 

Esta condição não costuma causar dor, mas resulta em sintomas como tontura, vertigem, perda de equilíbrio, náuseas e vômitos, além de zumbido no ouvido e, em casos raros, perda permanente da audição.

 

O labirinto pode se tornar inflamado devido a um vírus de resfriado ou gripe que alcançou o ouvido. Sarampo, caxumba ou febre glandular são infecções virais menos comuns que também resultam, em alguns casos, em labirintite.

 

Para tratar, basta ter o diagnóstico de um médico, que irá receitar o melhor tratamento. Além disso, é possível prevenir e utilizar alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas e combater a labirintite.

 

É possível prevenir a labirintite?

 

Embora pareça fora do nosso controle, com alguns cuidados básicos é possível prevenir o aparecimento dessa condição. Em primeiro lugar, para isso você precisa levar um estilo de vida saudável, deixar de lado as coisas estressantes do dia a dia e também praticar exercícios físicos regularmente.

 

Além disso, condições que favoreçam o aparecimento de doenças e inflamações, como as hipertrofias das amígdalas e das adenoides, devem ser tratadas para que haja uma ventilação correta das áreas superiores do cérebro.

 

Remédios e métodos caseiros 

 

Como já falamos acima, se você tiver uma crise dessa condição, o ideal é procurar um médico para o tratamento adequado e também para que ele investigue as origens dessa crise. Mas enquanto a data da consulta não chega, é possível recorrer a alguns remédios naturais e caseiros para combater os sintomas.

 

Ginkgo biloba

 

A ginkgo biloba é uma substância que possui diversas propriedades vasodilatadoras, e por isso é um tratamento caseiro muito eficaz contra a labirintite. Para obter os benefícios, é simples: faça uma infusão, misturando aproximadamente 30 gramas de pó de ginkgo biloba e uma folha desta árvore em meio litro de água, e tome este chá ao menos três vezes por dia.

 

Vinagre de maçã

 

Um chá com vinagre de maçã é outra excelente alternativa para tratar a inflamação. Você pode comprar o vinagre no mercado ou fazer o seu próprio em casa – coloque cinco litros de água com um quilo de maçã cortada, e mais duas xícaras de açúcar, guarde em um pote e tape-o com um pano seco, aguardando mais ou menos de 15 a 20 dias para que o processo de fermentação se complete.

 

Depois, basta misturar uma colher de mel no vinagre e fazer um chá, consumindo a mistura no mínimo três vezes por dia, até que os sintomas melhorem.

 

Repouso

 

Não é apenas ministrando substâncias que você trata a labirintite. É importante cuidar seus hábitos e dar uma freada na corrida do dia a dia: o repouso e evitar alterações repentinas e bruscas de posições são ótimas dicas para isso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!