Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar esporão

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

Alguma vez você já teve a infelicidade de ter um doloroso esporão no calcanhar? Se a sua resposta for afirmativa, você sabe o desconforto que essa condição pode causar. Trata-se do crescimento anormal nos ossos dos calcanhares, que causa, geralmente, muita dor, ocorrendo principalmente em pessoas que praticam atividades físicas intensas. Mas é possível tratar esporão com métodos caseiros e naturais, que aliviam os seus sintomas.

tratar-esporao

Remédios naturais aceleram a cura do esporão no calcanhar. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar esporão

 

Com o esporão, a projeção do osso toca os tecidos circundantes dos músculos, dos ligamentos e dos tendões, causando uma dor intensa, especialmente durante os movimentos do . Isso prejudica até mesmo atividades normais, como andar e ficar em pé.

 

Os fatores que podem levar a este problema incluem ganho de peso e obesidade; um aumento repentino no movimento das pernas, causando estresse excessivo no osso do calcanhar; fraqueza dos músculos da panturrilha, que leva a uma pressão excessiva sobre o calcanhar; e o uso de sapatos desconfortáveis.

 

Doenças crônico-degenerativas como a artrite reumatoide também fazem uma pessoa mais suscetível ao esporão de calcanhar. Apesar de não perigoso, essa condição é desconfortável e, por isso, é preciso buscar maneiras de tratar esporão. Veja como fazer isso em casa.

 

Melhores métodos caseiros para tratar esporão

 

Gelo

 

Os cubos de gelo são ótimos remédios caseiros para tratar esporão, promovendo o alívio rápido da dor e do inchaço. Aplicar alguns cubos de gelo, envoltos em um pano, sobre o local, vai amenizar os sintomas. Bastam 15 minutos, todos os dias, para ver o resultado.

 

O gelo ajuda também reduzir a inflamação. Essa é uma solução temporária, que deve ser feita para alívio rápido. Certifique-se de usar outros remédios caseiros para alcançar o alívio completo dos sintomas do esporão no calcanhar.

 

Óleo de coco

 

Massagear os calcanhares com o óleo de coco é um dos mais eficientes remédios caseiros contra os sintomas do esporão. Cápsulas de coco são ótimas opções para serem tomadas juntamente com a massagem, a fim de acelerar o processo de dor e inflamação.

 

Levar o óleo de coco extra virgem ao microondas e aquecer ligeiramente garante que o óleo seja absorvido mais facilmente pela pele. O óleo de coco é um agente hidratante natural e a ação de massagem regular irá melhorar a circulação sanguínea para esta área, reduzindo a inflamação.

 

Couve

 

As folhas de couve são excelentes para tratar esportão, aliviando a dor e a inflamação. Pegue e cozinhe em fogo baixo para torná-las as folhas mais flexíveis. Depois, cubra toda a área dolorida com as folhas, usando uma gaze.

 

Deixe agir e substitua com folhas frescas quando essas ficarem secas e murchas. Esta é uma ótima maneira de tratar o inchaço e a dor. Também é importante descansar os calcanhares de forma adequada durante este tempo.

 

Vinagre de maçã

 

A aplicação de vinagre de maça também é uma técnica muito conhecida para o tratar esporão no calcanhar. Para isso você precisa usar o vinagre de maçã em uma gaze e amarrá-la em torno do calcanhar. Isso deve ser feito por vários dias, garantindo que a gaze permaneça no local o tempo todo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!