Saúde

Manicure com cuidado: conheça os riscos de contaminação pelo alicate

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Toda mulher gosta de estar com as unhas lindas e bem feitas, não é mesmo? Mas, visitas à manicure, ter cutículas impecáveis e unhas perfeitamente esmaltadas requerem muitos cuidados. O foco na saúde é o principal, bem antes da estética.

 

O alicate, a lixa, a espátula e mesmo o palito usado nos procedimentos estéticos pela manicure, podem ser fonte de contágios por bactérias, fungos e até doenças virais como hepatite B e C e até AIDS. A maneira mais eficaz de evitar qualquer doença é levando o seu próprio kit.

manicure

Ter seu próprio kit é meio mais eficaz de evitar contágio. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite C – doença silenciosa que atinge o fígado e com o passar dos anos pode causar câncer – é a virose mais comum transmitida nos salões de beleza.

Alicate de manicure é transmissor de doenças

E é o alicate de unha o principal meio transmissor. A contaminação acontece durante a remoção da cutícula, principalmente, se a manicure picar a sua pele e sair sangue. O contato do sangue com os vírus, por menor que seja a quantidade, pode ser o suficiente para que você contraia alguma doença.

Por maior que seja o cuidado das profissionais com a esterilização dos materiais, nem sempre é o suficiente para evitar as contaminações. É a disposição incorreta dos alicates nas estufas que resultam em equipamentos mal esterilizados. Daí a importância de você ter não só o seu próprio alicate, mas também todo o kit.

 

Os vírus contidos no alicate usado pela manicure também podem provocar verrugas na região do entorno das unhas tanto dos pés quanto das mãos. Se não levado a sério, pode se espalhar por outras regiões do corpo. O tratamento para esses crescimentos de pele pode ser dolorido, demorado e caro.

 

As lixas, assim como as bacias onde são colocados os pés para que haja o amolecimento das cutículas, também são fontes de problemas na pele.

Neste caso, as micoses surgem devido aos fungos que são transmitidos da lixa ou da água durante o procedimento. As micoses podem causar coceira, descamação da pele, bolhas e também podem provocar o enfraquecimento e até o descolamento das unhas.

Você certamente não contava que uma visita a sua manicure pudesse causar tantos problemas, não é verdade? Por isso, fique atento a possíveis lesões que não cicatrizam ou em possíveis verrugas e bolhas que venham a surgir na região dos pés e das mãos. Nunca se automedique, viu?!

Depois da manicure, limpe seu kit

Não basta somente levar seu kit para o salão de beleza para se proteger de doenças contagiosas. Depois que chegar em casa – e com as unhas secas! – limpe todos os instrumentos com álcool e um paninho limpo. As lixas devem ser descartadas, compre outras para a próxima visita ida ao salão de beleza.

Caso você não tenha o seu próprio kit, fique atenta aos materiais usados pela manicure. Lixa e palito devem ser descartados. A bacia usada para mergulhar os pés e as mãos deve estar coberta com plástico e o mesmo deve ser trocado a cada nova cliente.

Os alicates e as espátulas devem estar esterilizados, se possível peça que ela retire esses instrumentos de dentro da estufa na sua frente. Pode parecer exagero, mas é melhor pecar pelo excesso do que depois precisar correr contra o tempo em busca de tratamento médico!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!