Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com canela

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

Originária do Sri Lanka, a canela não é apenas um ingrediente usado ao redor do mundo em pratos culinários, mas também um ótimo remédio natural. Isso porque ela possui uma série de substâncias benéficas para o ser humano, o que a torna uma das melhores opções em termos de saúde e nutrição.

canela

A canela é benéfica para tratar uma série de condições e doenças. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da canela

 

Dentre suas propriedades, encontram-se as analgésicas e as digestivas – normalmente extraídas dos óleos que se encontram em seu córtex. Aliás, é do córtex que se extrai também seu grande e conhecido poder de cura, que estimula o bom funcionamento dos aparelhos circulatório, cardíaco e respiratório.

Mais especificamente, o ingrediente é muito indicado para tonificar o aparelho digestivo, e isso em razão de causar um aumento na produção dos sucos gástricos, sendo uma ótima alternativa para as pessoas que possuem problemas de indigestão ou flatulência.

Além disso, é uma especiaria muito benéfica para as mulheres, auxiliando na regularização da menstruação – e, vale dizer, também é afrodisíaca. Por fim, mas não menos importante, é possível afirmar que a canela é uma excelente opção para tratar o reumatismo.

Quer saber um pouco mais sobre como obter todos os benefícios que essa especiaria pode proporcionar? Confira abaixo algumas receitas de remédios caseiros preparados com essa especiaria.

Melhores remédios caseiros com canela

 

Digestão

Você já leu acima, mas não custa lembrar que a canela possui propriedades digestivas. Se você quiser aproveitá-las, é muito fácil: basta preparar uma infusão, misturando de oito a 10 gramas de córtex de canela para cada litro de água, e tomar uma xícara após cada refeição.

Atenção, porém, que ao adoçar a mistura você estará diminuindo a eficácia desse remédio natural. Essa receita, além de auxiliar na digestão, também é benéfica para o tratamento das dores decorrentes das cólicas menstruais.

Colesterol

O colesterol alto é uma grande preocupação para qualquer pessoa. Ele é o culpado por uma série de doenças e condições. É possível reduzi-lo, porém, com uma receita incluindo essa especiaria e mel.

 

Para isso, basta misturar duas colheres de mel com duas colheres pequenas de canela em pó e chá de sua preferência, e tomar essa mistura três vezes ao dia. De acordo com pesquisas realizadas, esse remédio chegou a reduzir o nível de colesterol em 10% no curto espaço de duas horas de tratamento.

Resfriados

A canela auxilia em condições do sistema respiratório, como os resfriados. E não é difícil obter esse benefício: basta misturar ¼ de colher da especiaria com mel em temperatura morna e beber essa solução ao longo de três dias. Os resultados são imediatos.

Diabetes

Depois de consultar um médico, já que a canela pode interagir com outros medicamentos, uma excelente alternativa para aqueles que sofrem com a diabetes tipo 2 é adicionar essa especiaria à dieta. É que ela possui propriedades que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue – o que, nesses casos, é extremamente benéfico.

Há duas opções: é possível tomar meia colher de canela em pó, o que também diminui o nível de triglicerídeos e colesterol, ou então optar pelo chá. Para preparar a infusão, basta quebrar um palito dessa especiaria em pedaços, colocá-lo em uma xícara, adicionar água fervendo e deixar em repouso por 10 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!