Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com cúrcuma

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

A cúrcuma é uma especiaria popular na cozinha, mas que também tem um longo histórico de usos medicinais. Este tempero também é conhecido como açafrão, e é um dos ingredientes que possui a maior variedade de benefícios à saúde, todos comprovados cientificamente.

curcuma

Além de delicioso tempero, cúrcuma tem propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a cúrcuma

 

A cúrcuma contém uma ampla gama de propriedades antioxidantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas, anticancerígenas, antimutagênicas e anti-inflamatórias. Também é carregada com muitos nutrientes saudáveis, como proteínas, fibras, vitamina C, vitamina E, vitamina K, sódio, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio e zinco.

 

Devido a todos estes fatores, essa especiaria famosa é frequentemente utilizada para tratar uma grande variedade de problemas de saúde. O ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina, que é conhecida como um antioxidante poderoso. Isso significa que o seu alvo são os radicais livres perigosos ao corpo – ou seja, a curcumina reduz os danos que eles nos causam.

 

Daí que a cúrcuma possui benefícios de bem-estar em geral, e a partir dela é possível a preparação de diversos remédios caseiros.

 

Melhores remédios caseiros com cúrcuma

 

Ferimentos

 

Você se machucou e não tem nenhum medicamento por perto? Basta lavar bem o ferimento e misturar a cúrcuma com uma gota de água, para fazer uma pasta grossa e aplicar sobre a ferida. Se a sua ferida está sangrando um pouco, você pode colocar apenas o pó seco na ferida e deixar coagular o sangue. Esse método caseiro é muito antigo e eficiente.

 

Cáries nos dentes

 

A especiaria é frequentemente utilizada para dor de dente, já que tem ação antibacteriana, bem como propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a manter as gengivas saudáveis ​​e atuam na prevenção da cárie dentária. Aplique um pouco da planta na sua versão em pó sobre os dentes afetados. Deixe agir por alguns minutos e depois lave bem com água morna.

 

Outra opção é misturar meia colher de chá desta especiaria com um pouco de óleo de mostarda e usar a mistura para massagear seus dentes e gengivas. Deixe-a por 10 minutos e depois enxágue a boca. Repita qualquer um destes remédios uma ou duas vezes por dia, até ver melhoras na condição dos seus dentes.

 

Artrite

 

A curcumina contém propriedades anti-inflamatórias potentes, que previnem a inflamação das articulações, bloqueando certas enzimas e citocinas que causam este problema. Para isso, basta colocar um litro de água para ferver, adicionar uma colher de sopa cúrcuma em pó e deixar ferver por mais 10 minutos. Depois é só esfriar a mistura e beber uma ou duas vezes por dia.

 

Alergias

 

Por fim, a especiaria é uma arma poderosa para evitar alergias. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem combater alergia e também funcionam como um descongestionante, aliviando muitos sintomas de uma reação alérgica.

 

Misture uma colher de chá de cúrcuma em pó em um copo de leite quente e beba uma vez por dia. É possível também acrescentar a planta em sua dieta ou tomar suplementos, mas sempre depois de consultar um médico ou nutricionista.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!