Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com própolis

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

Própolis é uma substância resinosa, coletada pelas abelhas a partir de brotos das árvores. Pegajosa e de cor acastanhada, também é conhecida como cola de abelha. Quando as abelhas recolhem os resíduos das cascas de árvores e flores, as suas secreções salivares são adicionadas à resina pela mastigação. Uma das utilidades mais aproveitadas da própolis hoje é para preparar remédios caseiros para vários fins.

 

propolis

Própolis é uma substância excelente na cura de muitos males. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a própolis

Na colmeia, este produto produzido pelas abelhas é usado para selar fissuras, assim como limpar e desinfetar, já que esta resina possui propriedades germicidas naturais. Na composição deste produto natural é possível encontrar 50% de resina, 30% de cera e óleos, 10% secreções salivares, 5% de pólen e os restantes 5% são compostos de vitaminas, minerais e aminoácidos.

 

Durante séculos, as pessoas têm usado própolis em feridas e como um remédio para sintomas de condições como acne, coceira, tuberculose, osteoporose e câncer. Ou seja, há uma enorme variedade de remédios caseiros que podem ser feitos com a substância. Veja, abaixo, alguns deles.

Melhores remédios caseiros com própolis

Dor de garganta

 

A dor de garganta é uma das mais desagradáveis consequências de uma gripe ou um resfriado. Para combatê-la, basta colocar um pedaço de própolis em sua boca e deixá-lo derreter lentamente.

 

Quando a saliva flui através de sua garganta, este elemento natural proporciona um banho de desinfecção em toda a garganta, o que ajuda a reduzir o inchaço e a infecção.  O sabor pode ser um pouco amargo, mas vale a pena pelos seus resultados.

 

Calos

 

Aplique uma camada espessa de própolis ao longo dos calos e cubra o local com um pano limpo. Mantenha a aplicação da in natura durante todas as noites, até que os calos duros comecem a amolecer e, após alguns dias, eles serão facilmente removidos.

 

Cortes e fraturas na pele

 

Embora pequenos cortes e arranhões não causem problemas graves, ainda precisamos protegê-los contra a infecção e acelerar a cura. O chá de própolis é perfeito para esta finalidade.

 

Para prepará-lo, basta esmagar um pedaço, colocar em um copo e, em seguida, despejar água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos. Guarde o chá em um frasco com tampa e use quando necessário, aplicando topicamente no local afetado.

 

Acne

 

Esse chá também é eficaz para ajudar a acelerar a cura para problemas de pele relacionados com a acne. Para isso, basta aplicá-lo no local afetado.

 

Medicina preventiva

 

Consumir o extrato de própolis diariamente é uma forma de prevenir muitas doenças A tintura também pode ser um substituto para o chá. Pegue um pedaço de da substância, esmague-o e depois cubra-o com um álcool alimentício puro.

 

Uma excelente recomendação seria a vodka. Você vai acabar conseguindo um líquido marrom dourado, do qual você pode ingerir uma colher de chá todos os dias. Se tomado regularmente, pode reforçar o seu sistema imunológico e nos manter longe de gripe, resfriados, tosses, problemas respiratórios e muito mais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!