Especialidades

Dia mundial de combate à AIDS destaca luta contra doença

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

Em 1º de dezembro é celebrada a data da luta contra a AIDS. Instituída em 1987, pela Assembleia Mundial de Saúde, em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Combate à AIDS serve para conscientizar sobre a doença.

 

Com o intuito de reduzir o preconceito e erradicar a discriminação ocasionada por muitos mitos errados que se criaram sobre a doença, o dia foi criado para lembrar que é preciso estar informado sobre as verdades e a realidade da AIDS.

 

Quando a data foi estabelecida, nos anos 1980, poucas informações eram compartilhadas sobre a doença. Era comum o diagnóstico causar pânico, pois as pessoas acreditavam, de forma geral, que estar com AIDS era sentença de morte certa e rápida.

dia-mundial-de-combate-a-aids

Laço vermelho simboliza respeito e solidariedade aos doentes. Foto: iStock, Getty Images

O vírus HIV já destruiu muitas famílias, desempregou muitos trabalhadores e fez muitos amigos desaparecerem. Hoje, mesmo com o acesso mais facilitado à informação, ainda existe muito preconceito em relação à doença.

 

O Dia Mundial de Combate à AIDS chega para reafirmar os modos exatos de transmissão, a não existência de grupos de risco e mostrar que é possível viver muitos anos, mesmo sendo soropositivo.

 

Dia Mundial de Combate à AIDS foi adotado em 1988

 

Um ano após a criação da data pela ONU e pela Assembleia Mundial de Saúde, o Brasil também instituiu o 1º de dezembro como o Dia Mundial de Combate à AIDS, em portaria assinada no Ministério da Saúde.

 

No País, encontramos uma referência no enfrentamento ao HIV. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acesso universal a todos os medicamentos necessários aos soropositivos. Os exames e o acompanhamento médico para as pessoas contaminadas com o vírus já beneficiaram milhares de brasileiros.

 

Aproximadamente 97% das pessoas com AIDS recebem tratamento antirretroviral. Parcerias com diversas indústrias farmacêuticas também foram fechadas para garantir a produção dos medicamentos para soropositivos.

 

Campanhas do Dia Mundial de Combate à AIDS

 

A cada ano, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data também em seu calendário, em 1988, grupos sociais são eleitos para trabalhar o impacto e a sensibilização sobre o assunto.

 

Esses grupos são escolhidos de acordo com a incidência da doença, observando o grupo que registrou maior crescimento de proliferação do vírus do HIV. Eles atuam nas atividades do Dia Mundial de Combate à AIDS que têm como objetivo espalhar ideias de solidariedade e esperança, além de divulgar com mais intensidade os meios de prevenção e incentivo à luta contra a doença.

 

Use o laço vermelho

 

Símbolo de solidariedade e compromisso com a luta da AIDS, o laço vermelho foi criado por artistas de Nova York, em 1991, como uma forma de homenagear pessoas que haviam morrido por causa da doença. O vermelho estaria associado ao sangue e à paixão, e o formato de laço está relacionado à fita amarela que soldados dos Estados Unidos vestiam na Guerra do Golfo, indicando resistência e luta.

 

Por isso, usar o laço vermelho no Dia Mundial de Combate à AIDS, é sinal de apoio, respeito e solidariedade às vítimas da doença que ataca o sistema imunológico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!