Medicina Alternativa

Conheça os benefícios da noz moscada para a saúde

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

A noz moscada tem sido usada durante séculos na nossa cozinha como uma especiaria. Mas, além de saboroso, este tempero pode ser muito bom para a nossa saúde, e é um daqueles ingredientes que sempre devemos ter em casa.

noz-moscada

Noz moscada pode ser usada na culinária e como remédio caseiro. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a nos moscada

 

Esse tempero tem capacidade para reduzir a dor, melhorar a indigestão, fortalecer a função intelectual, desintoxicar o corpo, melhorar a saúde da pele, aliviar a condição bucal, diminuir a insônia, aumentar os mecanismos de defesa do corpo e ainda melhorar a circulação do sangue.

 

Ele possui antioxidantes, que são muito úteis para o bom funcionamento do organismo, e que previnem a formação de radicais livres, capazes de desencadear reações indesejadas no corpo – que incluem até mesmo o câncer. Este, porém, é apenas um dos benefícios da noz moscada – conheça abaixo outras vantagens desse tempero, que irá te surpreender.

 

Benefícios da noz moscada para a saúde

 

Faz bem para o cérebro

 

Desde as civilizações grega e romana, a noz moscada é utilizada como uma espécie de tônico cerebral. Esse tempero aromático efetivamente excita o seu cérebro. Devido a isso, ele pode livrar a pessoa da exaustão e do estresse. Se você sofre de ansiedade ou depressão, o ingrediente também é um ótimo tratamento.

 

Alívio da dor

 

Essa especiaria é um tranquilizante altamente eficaz. Na realidade ela é realmente um marco na medicina chinesa antiga. Os chineses utilizavam o tempero para lidar com a inflamação e com a dor abdominal. Se você sofre de dor nas articulações, dores musculares, artrite, úlceras e outras doenças, basta usar o óleo de noz moscada nas áreas afetadas.

 

Melhora a digestão

 

Se você sofre de dificuldades relacionadas à digestão, como diarreia, problemas intestinais, flatulência, entre outros, o tempero proporciona o alívio. Na forma de óleo, reduz dores de estômago, eliminando o excesso de gás através dos intestinos.

 

Acaba com o mau hálito

 

Devido às suas qualidades antibacterianas, ela também trata com sucesso o mau hálito. Como você provavelmente sabe, o mau hálito é geralmente o resultado de um acúmulo de bactérias dentro da boca.

 

Com isso, a noz pode facilmente livrar a área da boca desses microrganismos nocivos. É por isso que esse é um ingrediente muito comum em muitas marcas de cremes dentais, já que também é usado para lidar com problemas de gengiva e dor de dente.

 

Saúde da pele

 

Embora o mecanismo exato não é plenamente conhecido, a noz moscada melhora a saúde da pele. Na maioria das vezes, ela é utilizada em forma de pasta, combinada com água e mel, o que é ideal para cuidar da pele. Ela traz benefícios na redução da inflamação e da irritação da pele, melhorando a hidratação e tornando a derme mais suave. Além disso, reduz os sinais e marcas de varíola, furúnculos, acne, entre outros.

 

Pressão arterial e circulação

 

O conteúdo mineral da noz moscada é útil na manutenção da função dos órgãos. O potássio é realmente um vasodilatador, que relaxa os vasos sanguíneos e, com isso, proporciona a diminuição da pressão sanguínea, bem como a diminuição da pressão sobre o sistema cardiovascular.

 

Além disso, facilita a absorção de nutrientes dos alimentos, fazendo da digestão um processo eficiente e rápido. O cálcio presente na noz melhora a saúde dos ossos, e o teor de ferro melhora a contagem de células vermelhas do sangue, diminuindo as chances de você desenvolver sintomas da anemia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!