Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da erva doce para a saúde

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

A erva doce é uma planta versátil, que desempenha um papel importante na cultura alimentar de muitos países europeus, especialmente na França e na Itália. Ela é formada por caules, que são cobertos com folhas verdes e produzem flores e sementes – tudo comestível. Também é conhecida como funcho ou anis, a erva pertence à mesma família da salsa, da cenoura, do endro e do coentro.

erva-doce

Erva doce, além de delicioso tempero, traz benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a erva doce

 

O sabor aromático da erva doce é único, o que faz ela ser muito usada nas cozinhas de todas as culturas. Mas, além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, e muito boa em outros nutrientes, como fibra dietética, potássio, manganês, cobre, fósforo, e ácido fólico.

 

A planta também é uma excelente fonte de cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro e niacina. Devido a esta riqueza de nutrientes, é possível utilizar esta planta para vários remédios caseiros, tratando assim uma infinidade de problemas de saúde. Veja alguns dos benefícios da erva doce que você provavelmente não conhecia.

 

Principais benefícios medicinais da erva doce

 

Saúde dos ossos

 

Ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K, todos presentes na erva-doce, contribuem para a construção e manutenção da estrutura óssea. Embora o fosfato de cálcio seja importante na estrutura do osso, é preciso de um cuidadoso equilíbrio dos dois minerais para a mineralização óssea adequada, já que o consumo exagerado de fósforo, combinado com pouco consumo de cálcio, resulta no desgaste ósseo. Já a baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea.

 

Pressão arterial

 

A manutenção de uma baixa ingestão de sódio é essencial para a redução da pressão arterial. O aumento da ingestão de potássio, porém, pode ser tão importante quanto, em razão de seus efeitos vasodilatadores. Além disso, o potássio, o cálcio e o magnésio presentes na erva doce podem diminuir a pressão arterial naturalmente.

 

Saúde do coração

 

A fibra, o potássio, a vitamina C e a vitamina B6 podem ajudar na saúde do coração. A erva doce contém quantidades significativas de fibra, o que ajuda a reduzir a quantidade total de colesterol no sangue, diminuindo assim o risco de doença cardíaca.

 

Câncer

 

O selênio é um mineral que não está presente na maioria das frutas e legumes, mas é encontrado na erva doce. Esta substância desempenha um papel na função da enzima hepática e ajuda a desintoxicar alguns compostos causadores de câncer no organismo. A vitamina C, a vitamina A e o betacaroteno são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as células contra os danos dos radicais livres.

 

Inflamação

 

A erva melhora o sono, o movimento muscular, a aprendizagem e a memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, auxiliando a absorção de gordura e reduzindo a inflamação crônica.

 

Metabolismo

 

A erva doce é uma fonte de vitamina B6, que desempenha um papel vital no metabolismo de energia, por quebrar os hidratos de carbono e proteínas. Esses compostos menores são mais facilmente utilizados para fornecer energia dentro do corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!