Medicina Alternativa

Conheça os melhores benefícios da Paullinia cupana à saúde

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

Se você está se sentindo fraco e sem disposição, talvez seja uma boa experimentar consumir a Paullinia cupana, uma planta que faz maravilhas para dar energia ao organismo. Mais conhecida como guaraná, ela é muito na Amazônia, e produz frutos pequenos, redondos, brilhantes, de cor vermelha.

cupana

O guaraná proporciona mais benefícios além de seu poder energizante. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a Paullinia cupana

 

Esta planta contém quase duas vezes mais cafeína do que o café – por isso, é muito benéfica para diversas condições de saúde, que diminuem a disposição e a energia. Além disso, a Paullinia cupana contém fitoquímicos como teobromina, saponinas, taninos e catequinas.

 

Os fitoquímicos são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir, diminuir ou parar muitas doenças. A teobromina, por exemplo, é um ingrediente que ajuda a queimar gordura, além de agir como um purificador do cólon, aliviando os sintomas de doenças inflamatórias intestinais.

 

Ela também serve como um diurético, para tratar infecções do trato urinário, diarreia, dor menstrual e dor de cabeça. A cupana ainda relaxa os músculos lisos dos brônquios, reduz a ansiedade, protege os neurônios e estimula o desejo sexual em ambos os sexos. Veja como fazer remédios caseiros usando esta maravilha da natureza.

 

Remédios caseiros com Paullinia cupana

 

Como melhorar a energia

 

Um dos benefícios mais poderosos do guaraná é o seu efeito energizante. A planta possui efeitos de cafeína ainda mais elevados do que o café. Por isso, é mais eficaz do que o café com relação ao seu poder de energizar.

 

A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomada em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade. Se você quer melhorar a sua energia usando a cupana, basta usar algum tipo de suplemento ou sua versão em pó. Essas duas opções podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e deverão ser tomadas segundo as orientações do rótulo.

 

Perder peso

 

O guaraná tem sido usado há séculos para fazer chás que suprimem a fome para a perda de peso. A planta é usada até hoje em certas bebidas energéticas e suplementos de perda de peso.

 

Por isso, pode induzir o sistema nervoso ao processo de lipólise. Este processo envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício. Para isso, basta usar uma colher de pó de guaraná em um copo de água e ferver por alguns minutos. Beba a mistura diariamente.

 

Problemas digestivos

 

Além de seus efeitos de perda de peso e energizantes, a cupana também oferece uma série de benefícios médicos para o corpo, inclusive para problemas digestivos. Esta planta incentiva o movimento dos intestinos – um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação.

 

Além disso, é eficaz para o tratamento de outras complicações do intestino, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema. Para isso, basta tomar o chá de guaraná – mas se o seu problema for constante, procure suplementos que devem ser ingeridos diariamente.

 

Afrodisíaco

 

A planta é maravilhosa para estimular o corpo sem os efeitos colaterais da cafeína ou álcool. Por isso, é uma boa escolha para deixar você no clima para o amor. O guaraná é conhecido por aumentar a resistência física, por isso, pode ser usado sem medo como um afrodisíaco. Para isso, basta adicionar uma colher de pó de guaraná e a um copo de água e beber a mistura.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!