Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros à base de mostarda

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

Certamente você associa a mostarda a um excelente condimento e acompanhamento para determinados tipos de refeições, principalmente os lanches. Mas você sabia que ela é uma planta que traz uma série de benefícios à saúde do ser humano? Entre as suas diversas propriedades medicinais, é considerada um poderoso laxante natural.

mostarda

Mostarda não é apenas um condimento, mas também um remédio natural. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a mostarda

 

As suas sementes – da onde é extraído o conhecido condimento – são uma ótima fonte de minerais como o cálcio, magnésio e potássio. Se bem utilizadas, elas podem ser uma boa alternativa para as pessoas que sofrem com a hipotensão, já que a combinação desses elementos permite aumentar a pressão arterial e estimular a circulação do sangue.

 

A mostarda também é uma alternativa interessante para pessoas que estejam com problemas no sistema respiratório – resfriados e tosse, sendo eficaz até mesmo para tratar a asma.  Por fim, é importante dizer que ela pode ser usada para as pessoas que sofrem com a falta de apetite e também para o tratamento de condições reumáticas como a artrite, artrose e gota – nesses casos, ela atua diminuindo a inflamação e a dor.

 

Está convencido de que essa planta é um excelente ingrediente para usar em remédios caseiros? Confira abaixo.

 

Melhores remédios caseiros com mostarda

 

Congestão nasal

 

Se há alguma coisa que incomoda muito quando se pega um resfriado ou uma gripe, é a congestão nasal. Com o uso de sementes de mostarda, porém, é possível fazer um poderoso remédio caseiro para acabar com o problema.

 

Para isso, você precisa triturar duas colheres das sementes e misturá-las com uma xícara de farinha e um pouco de água, até formar uma pasta. Faça uma capa de vaselina sobre o peito – não é recomendável aplicar a mistura diretamente – e então coloque essa solução, deixando-a por, no máximo, 15 minutos, antes de limpar.

 

A capa de vaselina é importante porque, se aplicada diretamente ou então por tempo demais, a solução poderá queimar a pele. Tenha esse cuidado.

 

Falta de apetite

 

A falta de apetite é um problema que de início parece inofensivo, mas, a longo prazo, pode levar à desnutrição e à desidratação.

 

Para combater evitar isso, procure adicionar mostarda aos seus pratos nas refeições, já que ela agirá no sistema digestivo aumentando o fluxo de saliva e sucos digestivos, o que resultará na estimulação do apetite.

 

Dores nas articulações

 

Dentre os benefícios da mostarda está a sua capacidade de reduzir dores e inflamações nas articulações. Se você enfrenta esse tipo de problema, esse ingrediente pode ser uma boa alternativa para um remédio caseiro. Basta colocar um pouco das sementes da planta em um copo de água fervendo e deixar repousar por cinco minutos. Depois, molhe um pano e aplique na zona dolorida.

 

Artrite

 

A mostarda é uma excelente substância natural para pessoas que sofrem com problemas de artrite – e é possível fazer vários remédios caseiros com esse ingrediente.

 

Boa opção é molhar um pano de algodão em uma solução que contenha óleo da planta quente e cânfora, e massagear as áreas doloridas. Outra alternativa é preparar um banho com esse ingrediente: coloque certa de 175 a 240 g de mostarda em uma banheira com água quente enquanto ela enche – depois disso, tome um banho de aproximadamente 15 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!