Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com cominho

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

Especiarias desempenham um papel importante na hora de preparar um prato mais saboroso, mas em muitos casos são também ótimas para a saúde. Esse é o caso do cominho, cujas sementes contêm cerca de 100 compostos químicos, incluindo vitaminas, proteínas, carboidratos, minerais e ácidos graxos. Entre os minerais estão o ferro, o cobre e o magnésio, além do manganês, do cálcio e do fósforo.

cominho

Cominho é um ingrediente que traz ótimos benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o cominho

 

O ferro presente no cominho fortalece o sistema imunológico, além de ser benéfico para as mulheres que sofrem de deficiência desse mineral devido à menstruação. As suas sementes possuem propriedades antissépticas e anticancerígenas e ajudam o corpo a absorver nutrientes, assim como o fígado na eliminação de toxinas.

 

A planta também é boa para a pele, pois ajuda no tratamento de furúnculos e outras doenças de pele. Se você quer saber mais sobre esse maravilhoso remédio natural, veja quais são as principais maneiras de aproveitá-lo.

 

Remédios caseiros com cominho

 

Tratamento de furúnculos

 

A ocorrência de furúnculos indica o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. O uso regular desse tempero em sua alimentação ajuda a manter sua pele livre deles, e também de erupções cutâneas, espinhas e outras condições de pele.

 

Isso porque ele tem componentes que são ótimos agentes desintoxicantes, e facilitam a remoção regular de toxinas do corpo através do sistema excretor, e não através dos furúnculos. Portanto, se você está sofrendo de acne ou furúnculos, tente aplicar vinagre com sementes de cominho.

 

Tratamento de doenças de pele

 

O ingrediente tem um alto teor de vitamina E, que mantém a pele saudável e brilhante. Além disso, os óleos essenciais da planta têm propriedades desinfetantes e antifúngicas, que protegem a sua pele de infecções fúngicas e microbianas. A aplicação tópica de uma pasta de cominho, feita de água e sementes trituradas, facilita da cura de muitas doenças da pele.

 

Tratamento de diabetes

 

Outro grande remédio caseiro que ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e, assim, manter os níveis saudáveis é adicionar a planta como tempero em sua alimentação. Isso é ótimo principalmnte para quem sofre com diabetes.

 

Tratamento da caspa

 

O extrato de óleo de cominho é um grande estimulante, antioxidante e diurético. Ele é frequentemente usado para a massagem em tratamentos de aromaterapia e do couro cabeludo para se livrar da caspa.

 

Tratamento da anemia

 

As sementes de cominho são ricas em ferro, mais de 66 mg em cada 100 g, que é mais de cinco vezes o requisito diário para um adulto. Este ferro é o principal constituinte da hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos do sangue. Isso, por sua vez, favorece o transporte do oxigênio no organismo.

 

Portanto, consumir diariamente as sementes da planta pode te manter longe de uma indesejada anemia, ou então tratar um quadro já existente dessa condição debilitante.

 

Tratamento de gripes e resfriados

 

O cominho é rico em vitamina C e tem propriedades antifúngicas. Com isso, ele ajuda a curar problemas respiratórios. Ele ainda atua como um expectorante, o que significa que ajuda a soltar o catarro acumulado e o muco nas vias respiratórias, tornando mais fácil a sua eliminação através da tosse. Para isso, é só consumir o chá da planta duas vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!