Dica do Nutricionista

Obesidade: entenda quando o peso pode representar risco de vida

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

Mais do que um problema com a aparência, a obesidade é um risco para a saúde. Todos os anos milhares de pessoas morrem por causa do excesso de peso. Segundo um levantamento do Datasus, o número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos.

 

Enquanto que em 2001 foram registrados 808 óbitos em decorrência desta doença, em 2011, este número passou para 2.390, o que representa um crescimento de 196%. Além de representar um maior risco de vida, a obesidade pode reduzir a expectativa de vida em até quatro anos entre os adultos e, mesmo para quem não fume e tenha boa saúde.

 

obesidade

Várias doenças, algumas muito graves, estão relacionadas ao excesso de peso. Foto: iSTock, Getty Images

Obesidade pode causar câncer

 

Diversos problemas de saúde grave têm relação com a obesidade. É o caso do diabetes tipo 2, da pressão alta, do desenvolvimento de doenças cardíacas e do maior risco de infarto. Só que além deste prognóstico, o excesso de peso também está atrelado ao maior risco de câncer.

 

Estima-se que 30% de alguns tipos de câncer estão relacionados à obesidade. Ou seja, poderiam ser evitadas com um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e atividade física.

 

Entre os homens obesos existe uma maior probabilidade de se desenvolver câncer de cólon, do reto ou da próstata. Já as mulheres obesas apresentam uma maior chance de sofrerem de câncer de mama, de útero e de ovários.

 

As causas mais comuns de morte relacionadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, como o enfarte e o Acidente Vascular Cerebral. No entanto, ela também tem relação com outros problemas como, por exemplo, apneia do sono, insuficiência renal e diversos tipos de câncer, como já relacionado.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento das mortes é um reflexo da epidemia de obesidade no Brasil, visto que mais da metade dos adultos brasileiros tem sobrepeso e pelo menos 17% da população está com sobrepeso.

 

Causas da obesidade

 

O motivo pelo qual a obesidade eleva o risco do paciente desenvolver câncer se deve ao fato de que o tecido gorduroso aumenta a produção do hormônio estrogênio, que pode, por exemplo, favorecer o surgimento de tumores na mama e endométrio nas mulheres.

 

Além disto, o aumento dos níveis de insulina também favorece o crescimento de células cancerígenas. O excesso de peso ainda causa um aumento na inflamação do organismo, o que também contribui para o surgimento do câncer, que também costumar se manifestar, neste caso, no esôfago, intestino, rins e pâncreas.

 

O risco de problemas cardíacos em pessoas obesas se deve ao maior esforço que o coração precisa fazer para bombear sangue e deixar tudo funcionando plenamente.

 

Isto faz com que o órgão fique sobrecarregado, causando o aumento dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, aumento de gordura no fígado, diabetes tipo 2, elevação da pressão arterial, do risco de aterosclerose e, consequentemente, de doenças cardíacas e cerebrovasculares.

 

A obesidade também aumenta o risco de pedras na vesícula devido ao desequilíbrio de alguns elementos no sangue que influenciam na formação da bile, além de ser um fator de risco para a incontinência urinária, em virtude do aumento da pressão sobre a bexiga.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!