Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do capim limão

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Você já ouviu falar em capim limão? Apesar do nome, as únicas coisas que essa planta medicinal tem em comum com o limão é o seu aroma e a cor. Trata-se de uma erva tropical, que cresce como uma grama longa, de lâmina fina, amplamente utilizada na culinária asiática e com uma série de propriedades benéficas à saúde.

 

Saiba mais sobre o capim limão

 

Além de ser uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, o capim limão também possui vitaminas do complexo B.

 

capim-limão

Capim limão é uma planta repleta de propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, essa planta tem muitas propriedades medicinais: analgésicas, anti-inflamatórias, antidepressivas, antissépticas, antibacterianas, antifúngicas, adstringentes, diuréticas, inseticidas e sedativas. Suas folhas, caules e bulbo são usadas ​​em vários tratamentos.

O seu chá, por exemplo, é um dos remédios caseiros mais usados, aplicáveis em vários problemas de saúde. Você pode prepará-lo o chá usando uma colher de chá da erva fresca ou seca em uma xícara de água quente, por cerca de 10 minutos.

Quer saber mais sobre os benefícios do capim limão para a sua saúde? Confira abaixo.

 

Benefícios do capim limão para a saúde

 

Colesterol

 

A planta possui propriedades que mantêm os níveis de colesterol saudáveis. Seu consumo regular traz resultados significativos na manutenção de níveis saudáveis ​​de triglicerídeos e na redução do colesterol LDL (o tipo bom) no corpo.

Isso ajuda a evitar a acumulação de lipídios nos vasos sanguíneos, e também promove o fluxo de sangue nas artérias, impedindo a ocorrência de várias doenças cardíacas.

Desintoxicação

Outro benefício do capim limão é sua ação na limpeza de resíduos tóxicos prejudiciais ao corpo, como um resultado das suas propriedades diuréticas. A desintoxicação ajuda na melhoria de vários órgãos do corpo, incluindo o fígado e o rim, além de ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico.

O efeito diurético ajuda no aumento da quantidade e da frequência urinária, o que conduz à manutenção da saúde digestiva, eliminando as gorduras acumuladas.

Insônia

A planta também acalma os músculos e os nervos, o que auxilia na indução ao sono profundo. Isso porque este remédio caseiro tem propriedades sedativas e hipnóticas, que ajudam a aumentar a duração e a qualidade do sono.

Distúrbios respiratórios

Entre os benefícios mais conhecidos do capim limão estão os seus efeitos de cura no tratamento de tosses e resfriados. Junto com outros componentes benéficos, o teor de vitamina C presente alivia as obstruções nasais, as gripes e outras doenças respiratórias, como a asma brônquica.

Infecções

Esta planta fantástica funciona como um antisséptico, e é eficaz no tratamento de infecções como a micose, as feridas, pé de atleta, sarna e infecções do trato urinário – tudo isso em razão de suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

Dores

Além de combater infecções, o capim limão alivia a dor e o desconforto causados por dores de cabeça e enxaquecas, devido às suas propriedades analgésicas. Os fitonutrientes presentes na planta melhoram a circulação sanguínea e proporcionam o alívio de espasmos, cãibras musculares e dores nas costas. Além disso, ele é valioso no tratamento de luxações, lesões internas e contusões.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!