Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da valeriana

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Desde a Idade Média, a valeriana é usada como um tempero picante que proporciona um melhor aroma aos alimentos, e também como um perfume. Mas além de aromatizante, essa planta também pode ser considerada uma droga natural, devido aos inúmeros benefícios que traz à saúde.

 

Saiba mais sobre a valeriana

valeriana

A valeriana é conhecida principalmente por seu potencial de calmante. Foto: iStock, Getty Images

Hoje, a valeriana oferece uma das alternativas mais seguras em relação a fármacos convencionais no tratamento de condições do sono. Isto porque o chá de sua raiz funciona como um sedativo natural, ajudando a acalmar e aliviar o corpo. Se você estiver procurando por métodos naturais para acabar com a ansiedade na sua rotina, esse remédio natural talvez seja a solução.

Embora não seja possível identificar apenas um único composto para os benefícios da planta, especialistas acreditam que o resultado seja devido à união de várias substâncias, que atuam em conjunto. Com isso, a planta possui propriedades tranquilizantes que podem proporcionar grande benefício para o sistema nervoso central e sistema muscular. Veja como a valeriana ajuda a tratar vários problemas de saúde.

 

Saiba quais os principais benefícios da valeriana

 

Ansiedade

 

Se você sofre de ansiedade crônica ou se sente inquieto muitas vezes, a planta ajuda a relaxar a sua mente. Ela reduz os sintomas da ansiedade especialmente em pessoas que também sofrem de depressão. Tomando valeriana, aumenta a quantidade de ácido gama-aminobutírico no cérebro, o que regula a função das células nervosas. Um aumento de nestes índices produz um efeito calmante e reduz a sensação de ansiedade.

Insônia

 

Ficar acordado à noite, quando você está cansado e não consegue dormir, é frustrante. Mas assim como a erva acalma a ansiedade, ajuda a fazer você adormecer mais rápido e acordar com menos frequência durante toda a noite. A planta medicinal possui propriedades sedativas e tem efeitos de indução do sono.

Menopausa

 

Suplementos de ervas aliviam os sintomas desconfortáveis ​​da menopausa. De acordo com uma pesquisa americana, a valeriana, combinada com outros suplementos, como a ginkgo biloba, ginseng e erva de São João, pode diminuir as alterações de humor, perda de memória, depressão, inquietação e distúrbios do sono associados à menopausa.

Digestão

 

Outros usos benéficos para o chá da raiz dessa planta são para auxiliar o sistema digestivo. Uma vez ela funciona como um relaxante muscular, é útil para problemas como a síndrome do intestino irritável, úlceras do estômago e gás acumulado no trato digestivo.

Como alguns problemas de estresse muitas vezes estão associados com problemas digestivos, o chá atua melhorando estes dois aspectos.

Vertigem

 

A valeriana é útil para lidar com uma vertigem causada por esgotamento nervoso. Isso porque ajuda a relaxar e aumenta potencialmente a sensação de bem-estar, o que melhora alguns dos sintomas relacionados ao estresse.

Parar de fumar

 

Esta planta funciona como um sedativo,como já dito, e, por isso, é considerada muito eficaz para ajudar as pessoas a parar de fumar. O efeito calmante sobre o corpo ajuda a lidar com os sintomas de abstinência, como irritabilidade, depressão, inquietação e ansiedade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!