Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com cânfora

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Originária da Ásia, a cânfora tem como sua principal propriedade a capacidade de gerar uma sensação de frescor instantânea ao ser colocada na pele, mais ou menos como ocorre com os produtos que contenham mentol na sua composição. Justamente por isso, é considerada um excelente analgésico e agente antimicrobiano natural.

canfora

Cânfora é uma erva medicinal, mas deve ser consumida sem exageros. Foto: iStock, Getty Images

Mas atenção. Se consumida em excesso, a erva pode ser tóxica e causar alergias. Caso você queira consumir algum produto que contenha a planta em sua composição, o ideal é colocar um pouco em alguma área de sua pele, deixar por algumas horas e ver se há alguma reação alérgica. Jamais exagere nas doses dessa substância – não são poucos os relatos de problemas graves que ocorreram em razão desses exageros.

 

Benefícios da cânfora

 

Considerando esses cuidados, a cânfora é uma ótima alternativa para melhorar a circulação sanguínea, descongestionar as vias nasais e para ser usada para massagens terapêuticas. No campo da cosmética, a erva está presente também, principalmente em produtos que visam regular o excesso de secreção sebácea – substância responsável pela pele e pelos cabelos oleosos.

Agora que você sabe dos benefícios e riscos dessa planta, que tal conhecer quais os melhores remédios caseiros preparados com ela? Confira abaixo.

 

Remédios caseiros com cânfora

 

Congestão nasal

 

Se você quiser utilizar a cânfora para descongestionar suas vias nasais, basta fazer uma pomada com essa substância, misturando com um pouco de eucalipto.

Depois, basta colocar a pomada à frente do nariz congestionado e você verá que logo o problema irá passar. Note que o vapor do eucalipto irá abrir as vias respiratórias e evitar a congestão, enquanto a cânfora vai aliviar a dor e a irritação da pele, devido às suas propriedades analgésicas e antissépticas.

Dores nas pernas

 

Dentre as propriedades da erva estão as anestésicas e, por isso, ela é muito indicada para tratar de dores nas pernas. Para isso, você precisará combinar essa substância com um óleo de mostarda – são 15 g de cânfora e 250 ml de óleo de mostarda –, guardando-a em um frasco de vidro por uma semana antes de usar.

Depois, use essa solução para fazer uma massagem na área afetada todos os dias, cuidando sempre para fazê-la de forma ascendente, isto é, de baixo para cima. A melhora será sentida em pouquíssimo tempo.

Calvície

 

Acredite, a planta pode ser uma excelente alternativa para os homens que sofram com a calvície indesejada ou desde muito cedo. Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas o fato é que misturar três ou quatro colheres de coalhada com um pouco da erva e aplicar essa mistura nas zonas afetadas pela calvície pode fazer o cabelo voltar a crescer nesses locais.

Repelente de mosquitos

 

Em razão de seu forte cheiro característico, a cânfora é uma boa opção para ser usada como repelente natural para mosquitos e outros insetos. É só misturar um pouco dessa substância com água e aplicá-la sobre a pele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!