Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para artrite reumatoide

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

A artrite reumatóide, também chamada de artrite degenerativa, é uma doença autoimune e crônica muito comum, que atinge um grande número de pessoas. Em geral, manifesta seu primeiro sintoma como  inflamação articular – mas existem casos em que essa inflamação pode afetar outros órgãos, como os pulmões, o coração, os olhos e a pele. Ela não tem cura, mas alguns remédios caseiros podem aliviar os sintomas bastante desconfortáveis desse problema nas articulações.

artrite-reumatoide

Chás são ótimas opções para aliviar as dores da artrite reumatoide. Foto: iStock, Getty Images

 

Receitas caseiras para tratar a artrite reumatoide

 

Chá de bardana

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de raiz de bardana

– 2 colheres de sopa de erva-doce

– 2 colheres de sopa de cavalinha

– 3 xícaras de água

Modo de Preparo:

Ferva por alguns minutos a raiz de bardana e a erva doce na água. Desligue o fogo e acrescente a cavalinha. Tome pelo menos duas xícaras por dia.

Chá de sálvia e alecrim

 

Ingredientes:

– Seis folhas de sálvia

– Três ramos de alecrim

– Três folhas de cavalinha

– Um copo de água

Modo de Preparo:

Adicione as ervas num recipiente com água. Ferva, tampe e deixe descansar durante cerca de 15 minutos. Depois desse tempo, coe e o chá está pronto para beber. A sálvia é uma planta medicinal que ajuda a diminuir as dores causadas pela artrite reumatoide. O alecrim também  é indicado para infeções que provocam inflamações nos músculos e nas articulações.

Chá de folhas de alcaçuz

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) das folhas de alcaçuz

– 1 litro de água

Modo de Preparo:

Junte os ingredientes numa panela de deixe ferver por cinco minutos. A seguir, tape, deixe esfriar e depois coe. Beba três xícaras desse chá por dia. O alcaçuz atua de forma semelhante à cortisona, além de ser anti-inflamatório e calmante.

Chá de cúrcuma

 

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de folhas secas de cúrcuma

– 1 xícara de água fervente

Modo de Preparo:

Coloque a cúrcuma numa xícara e adicione água fervente. Tape e deixe repousar por 10 minutos. Coe e tome de três a quatro xícaras desse chá por dia. Esta planta é extremamente benéfica contra artrite reumatoide, já que é rica em antioxidantes que aumentam a imunidade e diminuem a dor e a inflamação características desta doença.

Chá de urtiga

 

Ingredientes:

– 10 g de folhas secas de urtiga

– 100 ml de água

Modo de Preparo:

Junte os ingredientes em uma panela e deixe-os ferver por alguns minutos. Tape, deixe esfriar e depois coe. Tome duas vezes ao dia. Um excelente remédio natural para artrite reumatoide é a urtiga com suas propriedades diuréticas que ajudam a eliminar as impurezas do sangue e aumentam a imunidade, aliviando as dores e a inflamação.

 

Abacaxi contra a artrite reumatoide

 

Riquíssimo em bromelina, proteína com ação anti-inflamatória, o abacaxi é considerado um remédio natural que diminui as dores e o inchaço provenientes da artrite reumatoide. Seu suco é delicioso e de fácil preparo. Basta bater um abacaxi descascado e cortado em rodelas com um litro de água e açúcar a gosto no liquidificador. Recomenda-se a ingestão diária do suco e também da fruta em porções.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!