Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para reduzir o excesso de pelo

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Apesar de ser mais inconveniente para o sexo feminino, tanto homens quanto mulheres podem se queixar do excesso de pelo, seja no rosto, em alguma parte específica do corpo ou em todos os lugares. Esse aumento no crescimento de pelos, que pode ter origem em diversos fatores, é denominado clinicamente hirsutismo.

 

excesso-de-pelo

Receitas caseiras ajudam a diminuir a quantidade de pelos. Foto: iStock, Getty Images

O hirsutismo  é comum nas mulheres após a menopausa e nos usuários de produtos anabolizantes ou de corticoides. Em alguns casos, está associado a um distúrbio da hipófise ou das glândulas adrenais, que acaba causando uma produção excessiva de hormônios masculinos, independente da faixa etária da pessoa. A boa notícia é que o excesso de pelo pode ser amenizado com remédios naturais e caseiros.

Menta ajuda no caso das mulheres

 

Pesquisadores de uma universidade turca revelaram em estudo que consumir de duas a cinco xícaras de hortelã em infusão, por dia, diminui os níveis de testosterona na mulher, que, quando altos, provocam a aparição do pelo nas zonas faciais, ventre ou peitos. Uma boa alternativa é inserir o chá na sua rotina. O que, ainda por cima, facilita a ingestão maior de líquidos, deixando a pele e o cabelo mais bonitos.

Calêndula para homens e mulheres

 

A calêndula é um bom remédio caseiro para neutralizar o excesso de pelo causado por uma desordem hormonal, o que pode acontecer em ambos os sexos. Basta ingerir o chá de calêndula preparado com uma colher de sopa da planta para uma xícara de água fervente.

Tome frio e adoce gosto. Existem também outras formas de se utilizar dos benefícios desta erva. Você pode tomar um comprimido de duas gramas de calêndula diariamente ou o equivalente, em forma de gotas, facilmente encontrado em farmácias de manipulação.

 

Máscaras caseiras reduzem o excesso de pelo

 

Tomates

 

Bata cinco tomates verdes no liquidificador e adicione duas colheres de bicarbonato de sódio, aplicando a mistura três vezes por semana durante um mês nas zonas onde há excesso de pelo. A ideia é enfraquecê-los até que caiam naturalmente.

Sumo de limão

 

Esse remédio é bastante eficiente, mas antes tome muito cuidado para não expor as partes tratadas com o suco de limão ao sol. Esprema um limão, deixe repousar por doze horas e aplique o suco sobre a área onde você deseja remover os pelos, durante a noite. Este local deve ser bem lavado antes de se expor ao sol, e ainda receber filtro solar para evitar manchas e queimaduras na pele.

Pomada caseira para excesso de pelo

Esta receita para acabar com o excesso de pelo é bastante antiga, vem passado através de gerações e deve ser aplicada à noite. Não se deve, de forma alguma, expor ao sol a área que recebe a pomada.

Misture, em um recipiente de vidro e com a ajuda de uma espátula de madeira ou plástica, uma colher de sopa de bicabornato de sódio, três gotas de vinagre e uma colher de sopa de suco de limão. Misture bem e aplique na direção do crescimento dos pelos, bem devagar, deixando penetrar na pele.

Espere a mistura agir durante dez minutos e depois lave com água em abundância. Para prevenir manchas, aplique filtro solar antes de sair pela manhã.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!