Medicina Alternativa

Saiba como evitar sangramento em excesso com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Quando um vaso sanguíneo é rompido, o resultado é um sangramento. São várias as situações que podem causar esse tipo de machucado. Se a situação não é grave – com cortes profundos que exigem tratamento no hospital -, é possível acelerar a cicatrização com remédios caseiros e naturais.

 

Sangramentos nas gengivas

 

Bochechos após escovar os dentes são bastante eficazes para acabar com sangramento nas gengivas.  Prepare meio copo com duas medidas de vinagre de maçã, uma de água e uma colher de chá de sal. O vinagre de maçã ajuda a acabar com as bactérias e a placa bacteriana, além de evitar o mau hálito e a formação do tártaro.

 

sangramento

Remédios caseiros ajudam a amenizar sangramentos. Foto: iStock, Getty Images

Outra solução é comprar óleo de cravo-da-índia na farmácia e misturar com azeite de oliva. Aplique a mistura, com a ajuda de um algodão, em toda a gengiva, permanecendo pelo maior tempo possível. O cravo possui o eugenol, que é anti-inflamatório, combate o vermelhidão e o sangramento e elimina as bactérias. Outra solução é mascar cravos in natura durante os afazeres do dia.

Que tal trocar sua pasta de dentes industrializada por um produto natural? Prepare uma pasta lisa com duas partes de óleo de coco e três partes iguais de bicarbonato de sódio, e escove os dentes com essa mistura pelo menos duas vezes ao dia.

 

Sangramentos de machucados

 

Compressas de chá de cavalinha podem ser muito uteis para estancar sangramentos de ferimentos diversos. A planta possui em sua composição grandes quantidades de silício, ferro, magnésio e sódio, que podem ser bastante benéficos.

É aconselhável fazer a aplicação do chá de cavalinha gelado, com a ajuda de um algodão ou pano, várias vezes por dia, até que a hemorragia passe inteiramente. Esta infusão também serve para limpar e desinfetar a ferida.

Forte sangramento durante a menstruação

Muitos fatores que levam as mulheres a terem, além de seu fluxo menstrual de todos os meses, alguns períodos de menorragia, ou fluxo pesado. Em geral, isto está dentro da normalidade, mas alguns remédios caseiros podem minimizar o problema. Veja, abaixo, alguns deles.

Chá de coentro

Ferva 6 gramas de sementes de coentro em um litro de água. Quando a solução estiver reduzida pela metade, retire-a do fogo e adicione um pouco de açúcar para melhorar o sabor. Ingira o chá quente ou morno.

Chá de cavalinha e cascas de carvalho

Não ferva estas ervas. Coloque duas colheres de sopa de cavalinha, uma colher de sopa de cascas de carvalho e duas colheres de sopa de tília em um recipiente com tampa e cubra com três xícaras de água fervente. Quando esfriar, coe e tome de três a quatro xícaras deste chá por dia, durante a semana que antecede a menstruação. No primeiro mês já é possível perceber a redução no fluxo do sangramento.

Suco de couve-manteiga

Outro bom remédio caseiro para ajudar a tratar a menstruação abundante e dolorosa é a couve-manteiga, que ainda ajuda a amenizar as cólicas e os sintomas de tensão pré-menstrual.

Bata uma fatia de couve-manteiga e um como de água no liquidificador, até que fique uma mistura homogênea. Pode acrescentar gelo para deixar mais apetitoso. Coe e beba rapidamente. Esta receita deve ser tomada em jejum nos primeiros três dias da menstruação. Não deixe de tomá-la todos os meses, para ir regulando seu fluxo de sangramento.