Clínica Geral

Veja quais são os tipos de acidose e como tratá-los

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

A acidose é uma doença causada pelo excesso de ácido nos fluidos do corpo e se divide entre metabólica e respiratória. Ela acontece quando há um acúmulo de ácidos e uma perda de bases no organismo.

 

Nos rins e nos pulmões, acontece a manutenção do nível de pH do corpo, o equilíbrio das funções de cada parte dele, através de substâncias químicas (os ácidos e as bases).

 

acidose

Doença é caracterizada por excesso de ácido nos fluidos corporais. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é a acidose respiratória

 

Quando há uma presença maior de dióxido de carbono (substância ácida), acontece a chamada acidose respiratória. Também conhecida como hipercápnica, ela acontece quando o corpo não consegue remover o dióxido de carbono apenas pela respiração.

 

As causas dessa doença incluem deformações, ferimentos e fraquezas musculares no tórax, doença pulmonar crônica e uso em excesso de remédios sedativos.

 

Essa forma da doença costuma apresentar sintomas como dores de cabeça e sonolência. Também podem aparecer sinais como tosse, suor intenso, arritmia, taquicardia, tremores, desmaios e convulsões.

 

O tratamento da acidose respiratória é feito com o objetivo de melhorar o funcionamento dos pulmões. Em geral, os médicos recomendam medicamentos que deixam a respiração mais fácil, como os utilizados por pessoas com asma e enfisema. Já quem tem problemas graves no pulmão, pode precisar de uma ventilação mecânica.

 

Como se caracteriza a acidose metabólica

 

A acidose metabólica acontece quando o ácido é produzido demais e os rins não conseguem retirá-lo do organismo. Nessa forma da doença, existem outros tipos como a diabética, a hiperclorêmica e a láctica.

 

Na diabética, as substâncias conhecidas como corpos cetônicos (componentes ácidos) ficam acumuladas após uma diabetes descontrolada. O organismo fica impossibilitado de usar o açúcar como energia e passa então a usar a gordura.

 

A acidose hiperclorêmica acontece quando o corpo perde muito bicarbonato de sódio, provocando diarreia intensa. Já a forma láctica decorre do acúmulo de ácido lático.

 

Entre as principais causas da acidose metabólica, estão a ingestão de álcool em excesso e um câncer já presente. Também pode provocar essa doença a prática de exercícios físicos intensos por um período muito longo.

 

A hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), a insuficiência do fígado, problemas nos rins, intoxicação por medicamentos como aspirina ou metanol, e desidratação grave também são causas desse tipo de acidose.

 

A acidose metabólica se apresenta através de respiração rápida e ofegante, desorientação mental e confusão. Em alguns casos, ela pode ser uma condição permanente da pessoa, mas possível de se manter sob controle. Em outros, ela pode provocar choque e levar à morte.

 

É importante lembrar, porém, que a acidose metabólica costuma ser diagnosticada através das possíveis doenças que a causaram.

 

Um exemplo é o tratamento da diabetes com insulina, ou da intoxicação pela eliminação da toxina do sangue. De modo direto, a acidose metabólica é tratada pela administração endovenosa de líquidos próprios. Quando for grave, o médico pode receitar o uso de bicarbonato, também de forma endovenosa, para aliviar as dores.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!